Diferentemente dos antigos refeitórios, os restaurantes das empresas hoje são arejados, bem decorados e equipados com o que há de melhor em utensílios e equipamentos para alimentação e cozinha.
Diferentemente dos antigos refeitórios, os restaurantes das empresas hoje são arejados, bem decorados e equipados com o que há de melhor em utensílios e equipamentos para alimentação e cozinha.| Foto: Bigstock
  • Por Platinox
  • 22/11/2021 11:59

O conceito de bandejão já é passado. Aquele espaço sem graça destinado à alimentação dos funcionários, equipado com bandejas de metal e mobiliário simples, e cardápio muitas vezes simples, foi substituído por locais arejados, bem decorados, equipados com o que há de melhor em utensílios e equipamentos para alimentação e cozinha, e oferecendo refeições com qualidade e variedade muitas vezes superior ao de restaurantes comerciais. Em um momento em que as empresas procuram ser melhores lugares para seus colaboradores, a praticidade de um ambiente para alimentação precisa vir junto de uma visão mais humana, respeitosa e acolhedora.

Restaurantes empresariais funcionam na medida em que permitem aos funcionários de uma empresa fazer as refeições sem precisar de deslocamento enquanto proporcionam momentos de bem-estar e integração. Existe um grande mercado voltado a esse segmento alimentício, desde o fornecimento de comida aos utensílios e equipamentos usados na cozinha e atendimento, passando pelo desenvolvimento e gerenciamento desses espaços; hoje, praticamente todas as grandes empresas terceirizaram a gestão de seus restaurantes.

A constante busca por melhorias e novidades fez com que empresários voltassem os olhos para referências no exterior que mudaram o conceito de alimentação empresarial no Brasil. Não era mais possível se basear no tradicional bandejão. José Antônio Martimiano, executivo da Platinox, explica que, se antes os funcionários eram apenas comensais em um refeitório, agora ganharam rosto, nome e desejos. Para o bem de todos. “Quem começou a exigir mudanças, lá atrás, foi o próprio consumidor e cliente usuário, o que motivou as empresas”.

Líder no setor

Com 15 anos de atividades, a Platinox é hoje líder nacional no atendimento a restaurantes empresariais, com cerca de 5 mil restaurantes empresariais atendidos em todo o país. Para Martimiano, o negócio se destaca ao oferecer para o mercado um amplo mix de produtos e agilidade no processo de atendimento aos clientes em qualquer parte do Brasil (graças a parcerias com as principais transportadoras do mercado e sua frota própria de entrega), grande quantidade de utensílios e equipamentos em estoque e a experiência dos funcionários.

A lista dos utensílios e equipamentos fornecidos pela Platinox a restaurantes do mundo corporativo vai de talheres, pratos e copos de tamanhos e estilos diferentes a frigideiras, panelas e caçarolas para todo o tipo de preparo de alimento e fritadeiras industriais; de garrafas térmicas e máquinas seladoras de marmitex a ventiladores e exaustores; de chapas e churrasqueiras elétricas a fogões industriais e equipamentos de refrigeração. Tudo o que uma cozinha de grande porte precisa para funcionar corretamente no dia a dia, a Platinox tem para oferecer.

Além de fornecer para mais de 5 mil restaures empresariais, a Platinox possui uma loja em Curitiba que atende quatro segmentos da gastronomia: empresarial, gourmet, comercial e residencial. É um local em que o público geral pode encontrar itens iguais e de mesma qualidade que veem em seus restaurantes preferidos.

Loja em Curitiba atende quatro segmentos da gastronomia: empresarial, gourmet, comercial e residencial.
Loja em Curitiba atende quatro segmentos da gastronomia: empresarial, gourmet, comercial e residencial.| Divulgação

Evolução

Em um passado nem tão distante, os restaurantes empresariais eram divididos em duas unidades: o administrativo e o da fábrica. Atualmente, a demanda é concentrada em um mesmo ambiente, mas com preços e produtos diferentes. A ideia é deixar os espaços cada vez mais integrados, em que os funcionários se sintam acolhidos e confortáveis. As empresas buscam por uma roupagem mais colorida, arejada e próxima às dos restaurantes comerciais, procurados nos momentos de lazer. “Antes era muito inox, hoje tudo é colorido, com vidro, porcelana, cerâmica. Praticamente um restaurante comercial, em que você tem que seduzir o cliente diariamente”, aponta Martimiano.

A sedução, frisa o executivo, é um ponto essencial dos restaurantes empresariais, já que é preciso quebrar a rotina e se reinventar diariamente para agradar a clientela. Enquanto os demais estabelecimentos possuem o mesmo cardápio e clientes diferentes a cada dia, os restaurantes das empresas contam com os mesmos consumidores todos os dias. Assim precisam também de um cardápio diferente todos os dias. “O desafio do empresário é a rotina, por isso os utensílios e equipamentos fazem toda a diferença”.

Unidade na Avenida Kennedy oferece ao consumidor itens diversos, com a mesma qualidade que podem ser encontrados nos principais restaurantes comerciais.
Unidade na Avenida Kennedy oferece ao consumidor itens diversos, com a mesma qualidade que podem ser encontrados nos principais restaurantes comerciais.| Divulgação

Futuro

Martimiano, aposta que o futuro está dentro das cozinhas. “No geral, as cozinhas ainda são muito rústicas e manuais”. Apostando em tecnologia, é possível trazer mais agilidade e produtividade na produção de comida,melhorando muito o produto final entregue ao consumidor. O executivo aponta ainda o modo check-out como uma grande tendência, permitindo que o funcionário escolha dentre várias opções de produtos no restaurante e pague com mais rapidez.

O setor de saúde/nutrição/dieta é um mercado em plena expansão. “Essa é a próxima área gastronômica que irá explodir", aposta. Os utensílios utilizados em hospitais precisam ter tamanhos individuais, serem resistentes, mantendo a higiene e a segurança dos pacientes sem perder a beleza. Sem contar o crescimento das áreas gourmet e de conforto para médicos, que pedem cardápios e utensílios diferenciados.

Grande quantidade de utensílios e equipamentos em estoque garante à Platinox agilidade no atendimento realizado em todo o território nacional.
Grande quantidade de utensílios e equipamentos em estoque garante à Platinox agilidade no atendimento realizado em todo o território nacional.| Divulgação

Para mais informações sobre a Platinox e os produtos ofertados, acesse platinox.com.br ou visite a loja física em Curitiba, na Avenida Presidente Kennedy, 670, Rebouças.Telefone: (41) 3024-2929.

Matriz para atendimento a restaurantes empresariais: Rua Ary Claudino Ziemer 363 – Pinheirinho. Telefone: (41) 3349-1600.