Sua casa ou comércio está seguro para este final de ano?
| Foto: Divulgação / Shutterstock
  • Por Poliservice
  • 14/12/2020 14:10

Final do ano se aproximando e começam os preparativos para as viagens.  Seja para aproveitar o calor nas praias do litoral ou para aproveitar a natureza nas cidades do interior. Com essa movimentação, muitas residências tendem a ficar desabitadas, o que acaba por favorecer as ocorrências de furtos e roubos. Com a redução do movimento na cidade, o mesmo ocorre no comércio.

Dados do Relatório Estatístico Criminal de 2019, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, revelam que em Curitiba e São José dos Pinhais, no 4.º trimestre de 2019, foram registrados 3.395 furtos e 442 roubos à residências e 2.136 furtos e 1.134 roubos a comércios. Números expressivos que, com alguns cuidados, poderiam ser evitados.

Então, se você preocupou com sua viagem comprando passagens, revisando o carro, preparando o roteiro e reservando o hotel, assim também deve preparar a casa para sua ausência. Confira as dicas de cuidados:

Transfira as ligações fixas

Outra estratégia bastante adotada pelos ladrões é ligar para o imóvel em vários horários, a fim de se certificar da ausência dos moradores. Para evitar que o telefone toque incessantemente sem ser atendido, redirecione as chamadas do seu número fixo para o celular, atendendo-as de onde estiver.

Planeje as entregas

Providencie a interrupção da entrega de quaisquer jornais e/ou revistas ou encarregue uma pessoa de sua confiança para recolhê-las, de preferência todo dia. Caixas de correio cheias e periódicos espalhados pela entrada do imóvel são excelentes indicativos de que a residência está vazia, servindo quase que como um convite para os invasores.

Desligue a campainha

Uma tática simples, mas usada por criminosos é acionar a campainha em diferentes horários para verificar se o imóvel está mesmo vazio. Quando ouvem o sinal do lado de fora em várias ocasiões e percebem que ninguém atende, aproveitam para realizar o roubo. E deixar de dar essa confirmação é simples: basta desligar a campainha! Assim você se beneficia da dúvida do bandido que, sem ouvir o ruído, prefere não agir, acreditando que o sinal possa não ser alto o suficiente para ser escutado do lado de fora.

Tome cuidado com as luzes

Prática comum de deixar algumas luzes sempre acesas dentro do imóvel pode, na verdade, surtir um efeito contrário ao desejado, acabando por servir de chamariz ao perceber lâmpadas acesas dia e noite. Dê preferência, portanto, ao uso de temporizadores, que são capazes de ligar e desligar a iluminação em horários determinados, simulando assim a presença de alguém na residência.

Evite fazer alarde sobre a viagem

Um dos grandes prazeres envolvidos na preparação de uma viagem é poder contar para os amigos, não é verdade? Mas atenção: certifique-se de que não está alardeando sua saída próximo a pessoas desconhecidas, como em locais públicos, por exemplo. Não se esqueça que uma das estratégias dos bandidos é manter os ouvidos sempre atentos para tudo o que se passa a sua volta, procurando por oportunidades para agir.

| Divulgação / Shutterstock

Conte com a vizinhança

Por razões óbvias, seu vizinho de lado é uma pessoa que pode ajudar bastante na manutenção da segurança da sua residência enquanto você viaja. É sempre oportuno, portanto, manter uma boa relação com ele, que pode se tornar aquela pessoa de confiança para recolher sua correspondência e, ainda, tomar outras medidas de vigilância, mantendo atenção constante sobre tudo o que se passa na casa.

Crie um movimento na casa

Deixe as chaves da casa com uma pessoa de sua total confiança e peça a ela que, de tempos em tempos, simplesmente visite o imóvel, só mesmo para criar uma movimentação, abrindo portas e janelas, regando jardins e marcando presença. Aliás, vale ressaltar que os jardins também podem se tornar ótimos sinais de ausência para os bandidos, especialmente quando ficam sem irrigação por vários dias seguidos. Lembre-se disso na hora do planejamento!

Guarde valores em outros locais

Joias, dinheiro e outros pertences de valor não devem ficar guardados no imóvel vazio. Então simplesmente não dê aos bandidos a vantagem de encontrar bens de grande valor na casa. Mantenha-os em algum outro local enquanto descansa.

Confira portas e janelas

Um ladrão bem-sucedido é aquele que não se rende facilmente diante da primeira dificuldade. Ele vai verificar porta por porta e janela por janela até encontrar uma que esteja mais vulnerável. Por isso, confira tanto as trancas assim como dobradiças, a fim de identificar possíveis defeitos que facilitem a entrada de alguém. Achando uma falha, não custa nada consertar antes de colocar o pé na estrada!

No momento da saída, não coloque as malas na rua para carregar o carro ou o táxi. O carregamento deve ser feito de forma rápida e organizada de forma a não chamar atenção.

Sistemas de Segurança Eletrônica e Automação

Equipamentos de alarme e de monitoramento remoto da residência, com câmeras e sensores de presença instalados, em conjunto com cercas e concertinas, criam dificuldades para a ação dos ladrões. Contudo, para que eles tenham eficiência no funcionamento, é preciso que tudo esteja em ordem. Antes de viajar certifique-se que todo o sistema esteja funcionando e se for o caso, solicite a manutenção à empresa responsável.

Certifique-se de que todos os telefones cadastrados estão atualizados junto à empresa de segurança e monitoramento eletrônico. Se for o caso, forneça o telefone de onde estará garantindo que seja encontrado no caso de emergência. Caso isso não seja possível, deixe cadastrado um telefone de um parente ou amigo que não irá viajar para que ele possa ser acionado no caso de disparo de alarme.

| Divulgação / Shutterstock

Investir em sistemas de automação, monitoramento eletrônico e ronda tática estão cada vez mais acessíveis. Com certeza a Poliservice terá um plano que atenda a sua necessidade e mantenha sua residência e ou comércio seguro!

Confira no site da Poliservice monitoramentoeletronico.net.br a melhor solução para você!