A acidez destacada dos vinhos torna espumantes, brancos, rosés e tintos mais frescos e indicados para o verão!
A acidez destacada dos vinhos torna espumantes, brancos, rosés e tintos mais frescos e indicados para o verão!| Foto: ShutterStock
  • Por Porto a Porto
  • 15/01/2021 19:24

Com um universo tão amplo de estilos, rótulos e países produtores, o vinho éuma bebida que pode ser degustada em qualquer estação do ano, basta adequar a temperatura.

O verão, por exemplo,pede bebidas refrescantes e, por serem servidos normalmente entre 6 e 12 graus, os vinhos espumante, branco e rosé são os preferidos. Fique atento, pois enquanto os leves precisam estar bem gelados, os mais encorpados não necessitam de uma temperatura tão baixa.

Engana-se quem pensa que o tinto não pode ser degustado em climas quentes, pois a leveza de um bom rótulo pode torná-lo apto a ser servido geladinho (entre 14 e 16º C). Confira a nossa seleção de 10 vinhos que são a cara do verão.

Os Espumantes

Cava Don Román Brut 

O cava é um espumante produzidona Espanha, na região do Penedès. Esse rótulo é fresco e ótimo para acompanhar aperitivos e pratos à base de peixes – quer coisa melhor do que essa bebida à beira-mar ou da piscina? É elaborado pelo método tradicional – semelhante ao champanhe, com a segunda fermentação na garrafa.

Espumante 3B Rosé

Da região de Bairrada, em Portugal, este espumante se caracteriza pela cor salmão e pelas borbulhas numerosas e intensas. Tem aromas de framboesa, fermento de pão e toque tostado. Possui excelente acidez.

É uma sugestão para entradas, além de combinar com salmão e frutos do mar.

Os brancos

Terras d’el Rei branco 

Vinho português da região do Alentejo: é seco, jovem e fresco. É elaborado com uvas pouco conhecidas no Brasil (o que por si só já valem experimentar): Antão Vaz, Perrum, Rabo De Ovelha eSíria. Tem aroma de frutas frescas e vai bem com peixes, mariscos e saladas. Tudo leve, como pede o clima.

Pouca Roupa branco

Esse português é elaborado com as uvas Verdelho, Sauvignon Blanc e Viosinho. Tem uma acidez bem integrada com a fruta e final de boca persistente. Fica bem harmonizado com peixes, mariscos, carnes brancas e massas.

Os rosés

O vinho rosé caiu na graça dos brasileiros, especialmente os da geração Millennial, que gostam de novas experiências.
O vinho rosé caiu na graça dos brasileiros, especialmente os da geração Millennial, que gostam de novas experiências. | ShutterStock

Os rosés caíram no gosto do brasileiro e essa continua sendo uma das tendências do mundo dos vinhos para 2021. Uma das explicações é que a nova geração, os Millennials, estão mais abertos às experimentações. Uma das vantagens dos rosés é que eles conservam a acidez típica dos brancos e a estrutura dos tintos.

A propósito, os rosés têm essa cor por causa do menor tempo da casca da uva em contato com a bebida. Outra qualidade é que eles são versáteis na harmonização, combinando com saladas e com a culinária japonesa. Para quem está começando nesse mundo, pode optar por versões suaves, com um pouco de açúcar residual.

Olaria Suave Rosé

Tem uma cor rosada e um aroma elegante de fruta vermelha e tropical. É levemente doce, fresco e equilibrado. Da região do Alentejo, é produzido com as uvas Aragonez e Castelão. Este rótulo acompanha saladas, mariscos, pratos de peixe e carnes brancas ou pode ser servido como aperitivo.

Santola Rosé

É um vinho jovem, com aromas que lembram morangos e framboesas. É fresco e levemente frisante, como pede a estação. Uma ótima sugestão para beber sozinho, como um aperitivo, ou quando a entrada da refeição é uma salada.

Os tintos

Os vinhos tintos podem – e devem – ser bebidos no verão.
Os vinhos tintos podem – e devem – ser bebidos no verão. | ShutterStock

É a leveza do tinto que o torna apto a ser servido mais gelado no verão. Quando alguém se refere a temperatura ambiente no mundo dos vinhos está falando entre 16 e 18 graus. Como aqui no Brasil as temperaturas são bem mais altas no verão é necessário resfriá-lo para beber. Na dúvida, sempre sirva um pouco mais gelado do que você acha ideal.

Terras d’el Rei Tinto 

Esse vinho tem corpo médio e taninos macios. Da região do Alentejo, tem graduação alcoólica de 13,5% e é elaborado com as uvas Aragonez, Castelão e Trincadeira. Vai bem com carnes vermelhas magras, queijos amarelos e massas com molho de tomate ou carne.

Olaria Natural Suave Tinto 

O verão pede frutas e esse rótulo tem aroma de frutas vermelhas frescas. É levemente adocicado (por causa do açúcar residual da fruta) e com taninos macios. Serve para acompanhar massas leves.

Pouca Roupa Tinto

Frutas vermelhas como cereja, amora e cassis, além de notas balsâmicas e taninos sedosos, estão entre as características desse tinto, elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Ideal para ser degustado com pizzas, carnes suínas ou peixes grelhados.

Monastério de San Prudêncio Tinto 

Esse é um rótulo seco e frutado. Portanto, é ótimo para ser degustado sozinho. Caso queira um acompanhamento, invista em carnes vermelhas magras. A graduação alcoólica é de 13%.

Acerte na temperatura

Um balde com água e gelo pode resfriar um espumante em meia hora
Um balde com água e gelo pode resfriar um espumante em meia hora | ShutterStock

Você sabia que é o serviço na temperatura correta que irá melhorar a experiência com a bebida? Ela exalta o equilíbrio. Se você servir em temperatura mais alta, irá ressaltar o álcool. Já se for gelado demais, irá ressaltar taninos. Uma curiosidade é que uma garrafa deixada cerca de 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5 graus em sua temperatura, o que corresponde a 60 minutos de permanência na geladeira.

Você sabe qual a temperatura correta para servir cada tipo de vinho? Veja as dicas da Porto a Porto:

Tintos leves: 14 a 16 graus
Tintos médio corpo/encorpados: 16 a 18 graus
Brancos leves: 7 a 9 graus
Brancos encorpados: 8 a 12 graus
Rosés: 8 a 12 graus
Fortificados: 12 a 18 graus
Espumantes: 6 a 8 graus

No caso específico dos espumantes, sirva dois dedos em cada taça para que o copo comece a gelar e, em seguida, complete com o líquido até a altura desejada. Para gelar um champanhe ou espumante que estava fora da geladeira, basta colocá-lo em um balde com água gelada e pedras de gelo (apenas isso), por meia hora.

Todos os vinhos e espumantes sugeridos são importados pela Porto a Porto e podem ser encontrados nas melhores distribuidoras de bebidas, adegas e sites como www.grandeadega.com.br