Tipos de espumante: entenda a diferença entre prosecco, champanhe e cava
Tipos de espumante: entenda a diferença entre prosecco, champanhe e cava| Foto: Divulgação
  • Por Porto a Porto
  • 19/11/2020 14:15

Quantas vezes você já pensou que espumantes são bebidas restritas apenas a um público entendedor e seleto? É preciso desmistificar a ideia de que eles são inacessíveis ou muito elitizados. Atualmente, o mercado oferece diversos rótulos incríveis, com sabores memoráveis, além de excelente relação entre preço e qualidade.

Por isso, é importante saber que os espumantes não são todos iguais. Há várias versões dessa bebida super refrescante e elegante, com ampla diversidade de estilos e sabores.

Os espumantes podem acompanhar refeições completas. Você não precisa ter medo de arriscar ou experimentar nas harmonizações, pois as bebidas combinam com pratos quentes e frios, seja no brunch, no almoço, no jantar, ou mesmo em sobremesas.

Existe um mundo de sabores a ser explorado e os espumantes são as melhores bebidas para celebrar a vida e as conquistas pessoais. É possível encontrar ótimos rótulos com notas e aromas frutados, torrados, florais, entre outros.

Os aspectos de produção relacionados ao terroir* definem o nível de acidez, a persistência na boca e, até mesmo, a estrutura das borbulhas que se formam na bebida (aqui vale uma curiosidade: as bolhas do espumante são resultado de uma segunda fermentação, na qual a bebida incorpora o gás carbônico).

Para te ajudar a escolher a melhor opção, fizemos uma seleção dos principais tipos de espumantes, acompanhada, é claro, de sugestões de rótulos que você vai adorar. Confira!

Principais tipos de espumantes

Champanhe

O champanhe é uma bebida icônica, elaborado ao nordeste da França. Obrigatoriamente, deve ser produzido com as uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. É importante ressaltar que só recebe esse nome a bebida produzida com as uvas cultivadas na região da província francesa de Champagne. Ou seja, todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe.

Trata-se de uma bebida elegante e muito apreciada em todo o mundo. São espumantes de altíssima qualidade, produzidos pelo método tradicional, também conhecido como Champenoise, quando a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa na qual a bebida será comercializada. Além de excelente sem acompanhamento, harmoniza com frutos do mar, salmão e queijos brancos.

Para experimentar, a dica é o Deutz Brut Classic, ganhador de 90 pontos do renomado crítico Robert Parker. Esse rótulo permanece por, no mínimo, 36 meses em contato com as borras (sur lies), o que confere os aromas que vão de notas florais a brioches, amêndoas e frutos maduros. No paladar, é seco, frutado e muito persistente.

Cava

cava é o espumante espanhol por excelência. Para receber esse nome, esse tipo de espumante obedece a rigorosas regras estipuladas pelo Conselho Regulador, que busca manter a qualidade e a tipicidade ao longo dos anos.

Um legítimo espumante cava só pode ser elaborado pelo método tradicional, ou seja, com a segunda fermentação em garrafa, e deve permanecer por, no mínimo, nove meses em contato com as borras. As uvas permitidas para a produção são Macabeo (que alia sua doçura ao perfume), Parellada(muito frescor e aroma) e Xarel-lo (alto teor de acidez).

A versatilidade do cava permite ampla combinação gastronômica. Ele é excelente para acompanhar aperitivos, como tábua de queijos e frios, além de pratos à base de peixes e frutos do mar. Uma boa opção é o Cava Don Román Brut. Esse rótulo apresenta cor palha, com perlage persistente. Seu aroma inclui notas florais e de mel. Em boca, é seco, redondo, fresco e equilibrado, além de apresentar boa persistência e acidez agradável.

Prosecco

É um tipo de espumante produzido no nordeste da Itália, com a uva Glera (que antigamente chamava-se Prosecco) e pelo Método Charmat, com uma segunda fermentação realizada em tanques de aço inox. Em geral, o prosecco tem bolhas discretas, aromas frutados e toque seco em boca. É perfeito para harmonizar com queijos e aperitivos em geral.

Um bom exemplo é o espumante italiano Prosecco Villa Fabrizia, que possui notas de frutas frescas e persistência longa e agradável na boca. Vale a pena experimentar!

Espumante seco ou doce?

Os espumantes também podem ser classificados pelo nível de açúcar que oferecem. Vamos especificar algumas dessas categorias.

Demi-Sec

O espumante demi-sec, semi-sec ou meio seco, tem algum teor de açúcar, mas com equilíbrio entre doçura e acidez. É uma bebida indicada para pessoas que não apreciam os espumantes secos, mas também não querem uma bebida muito doce. Ele é perfeito para acompanhar sobremesas. Lembrando que a regra é que o vinho deve ser sempre mais doce que a sobremesa.

Uma sugestão excelente é o espumante chileno Santa Carolina Demi-Sec, de sabor leve, cremosidade e acidez balanceadas.

Brut

Os espumantes brut são os secos mais encontrados no mercado, ou seja, possui baixo açúcar residual (o açúcar é o da própria uva). Uma excelente opção para experimentar é o francês Veuve du Vernay Brut. Trata-se de uma bebida com aroma de frutas, como abacaxi e pêssego, tendo final macio e ótimo corpo.

Espumante de uvas brancas e tintas: Blanc de Blancs ou Blanc de Noir?

Essas são expressões comuns que acompanham os rótulos dos espumantes. Os Blanc de Blancs são produzidos somente com uvas brancas. Já o Blanc de Noir significa que o vinho é branco, porém, foi elaborado com uva(s) tinta(s). Lembre-se de que a cor está na casca, se ele tiver pouco ou nenhum contato com ela, será branco.

O espumante português 3B Blanc de Blancs, assinado pela renomada enóloga Filipa Pato,é um exemplo dessa ótima variedade, com perlage delicada, aroma de frutas frescas e cítricas e muito frescor e cremosidade.

Já o também português Grande Reserva Blanc de Noirs é elaborado com uma uva tinta, a Baga, grande estrela da região da Bairrada, por sinal, a melhor para a produção de espumantes em Portugal.

*Terroir:
É uma palavra francesa usada para designar uma série de fatores naturais e humanos que governam a cultura da vinha e a fabricação do vinho, como solo, clima, aspectos do terreno (como altitude e inclinação) e práticas de cultivo (a mão do homem) que torna cada vinhedo único.

Os produtos citados são importados pela Porto a Porto e podem ser encontrados nas melhores lojas de distribuição de bebidas e adegas.