Qual vinho harmoniza melhor com qual queijo? Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas.
Qual vinho harmoniza melhor com qual queijo? Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas.| Foto: ShutterStock
  • Por Porto a Porto
  • 26/06/2021 10:05

Harmonizar queijos e vinhos é um delicioso desafio. Geralmente, temos uma tábua de queijos de diversos tipos — salgados, delicados, firmes ou picantes — acompanhada por uma garrafa de vinho tinto. Mas, além deles, espumantes, brancos, rosés e fortificados também podem ser uma ótima parceria.

Por sinal, especialistas afirmam que os rótulos brancos vão infinitamente melhor com queijos que os tintos, pois a gordura, elemento de destaque nos queijos, será equilibrada pela acidez dos brancos, que é responsável por “limpar” o paladar e conferir ainda mais sabor à degustação. A exceção em relação aos brancos são os queijos azuis que, em geral, não irão combinar, pois os sabores irão se sobrecarregar.

Para a melhor experiência, o ideal é primeiramente analisar as características básicas do vinho: leve ou encorpado; jovem ou envelhecido; seco ou doce; de taninos macios ou rústicos. A partir destas particularidades, é possível selecionar os tipos de queijos: mais ou menos gordura, mais ou menos macio, mais ou menos doçura ou sal. Deve-se considerar se o queijo é fresco, mole, curado, azul ou temperado.

Muitas das combinações bem sucedidas são por semelhança: por exemplo, um vinho intenso elaborado com a uva Cabernet Sauvignon ficará melhor com um queijo intenso. Ou, então, um vinho com características tostadas combinado com um queijo defumado. Queijos delicados irão pedir um vinho delicado também, e assim por diante. Uma boa dica é o que costumam chamar de harmonização étnica, quando queijo e vinho têm a mesma origem. A chance de sucesso é garantida.

Espumante, branco, rosé, tinto ou fortificado: qual a melhor opção para uma tábua de queijos?
Espumante, branco, rosé, tinto ou fortificado: qual a melhor opção para uma tábua de queijos?| Shutterstock

Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas. Confira!

Brie e Camembert são queijos maturados por fungo, que combinam com brancos secos ou com vinhos tintos com taninos finos. Experimente o Brie, de textura macia e delicada, com o branco italiano Corbelli Pinot Grigio. Para o cremoso e aveludado Camembert, a dica é o francês Le Clos de Reynon.

Vinhos brancos de médio corpo ou ainda tintos com taninos macios, como o português Quinta do Penedo DOC Dão  e o italiano Forte Ambrone Vino Rosso d’Italia pedem queijos como Gouda e Maasdam, respectivamente.

Tintos de médio corpo, porém com taninos macios, serão os companheiros ideais para os de massa dura, de sabores mais fortes. Experimente o Grana Padano com o espanhol da Rioja Don Román tinto; e o Parmegiano Reggiano com o português Marquês de Borba Vinhas Velhas tinto. O famoso queijo Serra da Estrela vai muito bem com o tinto português Tons de Duorum tinto.

Os queijos azuis ficam maravilhosos quando acompanhados de vinhos doces, principalmente com um belo fortificado da Ilha da Madeira, como oJustino’s Madeira 3 Anos Doce.

Acesse e conheça toda a carta de vinhos da Porto a Porto.