Troca do aditivo do radiador merece uma atenção especial
Troca do aditivo do radiador merece uma atenção especial| Foto: ShutterStock
  • Por Postos Pelanda
  • 10/12/2019 00:01

Cuidar de um automóvel, seja ele um caminhão ou uma motocicleta, exige uma manutenção disciplinada. Para garantir o melhor desempenho do veículo, uma das partes que mais demanda atenção é o sistema de arrefecimento, popularmente representado pelo radiador e responsável por resfriar o motor.  Com a queima do combustível é necessário que haja uma forma de resfriamento rápido do motor e que mantenha a temperatura ideal para funcionamento do veículo, próxima dos 90º Celsius.

O sistema de arrefecimento é composto basicamente por itens que armazenam e bombeiam água ao redor da área de queima.  Por isso, deixar de cuidar com atenção deste sistema pode levar a um grande prejuízo.

Engana-se, no entanto, quem acredita que apenas manter o reservatório cheio de água é o suficiente para garantir a melhor eficiência do veículo.  Um dos pontos chaves para evitar o sobreaquecimento do radiador está no uso de água destilada ou desmineralizada, além de misturá-la com aditivos.

Longe de ser preciosismo, os aditivos têm duas principais missões. A primeira delas é evitar que o contato frequente com a água estrague algumas peças de metal, por isso é recomendado o uso de aditivos com propriedades anticorrosivas. Outro objetivo dessas substâncias é alterar as propriedades físicas da água, aumentando assim a temperatura de ebulição e diminuindo o ponto de congelamento do líquido. Dessa forma, ao entrar em contato indireto com as altas temperaturas oriundas da explosão do combustível, a água não evapora. Também, nos dias mais frios, a mistura com aditivos impede que o líquido de arrefecimento congele e deixe de cumprir seu papel.

Para saber a proporção correta de aditivo a ser diluído na água é necessário seguir as instruções dadas no rótulo de cada um dos produtos disponíveis no mercado. Também é possível adquirir a mistura pronta para o uso, com a concentração adequada da água desmineralizada e o aditivo. Na rede de Postos Pelanda, o motorista tem a sua disposição esses produtos, tanto direto nas bombas, quanto nas unidades de atendimento mecânico aos clientes da rede.

Outras dicas

Para cuidar bem de seu carro ou caminhão, não é preciso ser nenhum especialista em mecânica. No manual do proprietário por exemplo, é possível obter todas as informações básicas necessárias para fazer a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento completo, com indicações não só sobre o período de troca do líquido e o nível adequado de preenchimento, como também orientações preventivas para outros componentes do sistema como a bomba d’água, radiador, ventoinha, mangueiras, válvula termostática e sensor de temperatura.

Outra boa dica é programar-se para ao menos uma vez na semana, checar o nível do reservatório. Se frequentemente o nível estiver baixando, pode ser indicativo de um vazamento ou o uso de aditivos em concentração errada.

No painel interno do veículo, esteja sempre atendo aos sinais. O termômetro indica em qual temperatura o sistema de arrefecimento está operando. Se o termômetro ficar vermelho ou der algum sinal de alerta, estacione o veículo, espere a temperatura baixar e procure um mecânico.