Saiba quando é a hora certa de trocar as palhetas do limpador de para-brisas
Saiba quando é a hora certa de trocar as palhetas do limpador de para-brisas| Foto: ShutterStock
  • Por Postos Pelanda
  • 05/12/2019 15:24

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, os limpadores de para-brisa são considerados itens de segurança em qualquer automóvel. As famosas palhetas merecem atenção e cuidados especiais, tanto quanto outros sistemas de segurança de carros e caminhões, como a checagem dos freios, balanceamento ou alinhamento. 

“Em um momento de chuva ou de estrada, onde uma sujeira pode grudar no para-brisas e comprometer a visibilidade do motorista, são elas as responsáveis por retomar a segurança”, lembra o promotor de vendas Rafael Surek, parceiro dos Postos Pelanda e especializado em limpadores de para-brisas.

Por isso deixar para descobrir que a vida útil desse item acabou apenas quando o motorista está preso em uma tempestade é uma péssima ideia.  “A rigor, a recomendação dos fabricantes é que as palhetas sejam trocadas todo o ano”, comenta Surek. “Mas há outros sinais que podem indicar um desgaste precoce e antecipar essa troca”, garante.

Por serem feitas em sua maioria de borracha, as palhetas estão sujeitas a estragarem com mais facilidade uma vez expostas ao ambiente. Sol forte, calor, muita chuva ou um clima muito seco acabam agindo sob a borracha, reduzindo a vida útil do limpador.

“Alguns sinais clássicos de que as palhetas precisam ser trocadas são as trepidações, quando acionamos para a limpeza ou quando vemos o surgimento de frisos no vidro, assim que elas terminam de passar”, acrescentar o promotor. “Outra forma de ver se é preciso fazer a troca é levantar os braços do limpador e observar se há cortes ou falhas na parte de borracha”, arremata.

Para fazer a troca das palhetas é necessário que o motorista consulte o modelo de encaixe indicado pela montador, no manual do usuário ou procure atendimento especializado. Na rede de postos Pelanda, os motoristas de carros ou caminhões recebem essa atenção individualizada para fazer a troca na hora, em qualquer uma das 12 unidades da marca. A instalação do item é gratuita.

Além de se atentar ao engate das palhetas, os motoristas também podem escolher o material do limpador. Depois da popular borracha, também aparecem na lista modelos mais modernos como o de silicone, que prometem uma precisão maior de limpeza e uma maior durabilidade. Há inclusive, já disponível, limpadores que não só prometem durar mais tempo, como também realizam a limpeza adaptando-se ao desenho do para-brisa com uma haste flexível. É o caso da Bosch, uma das marcas referências em palhetas, junto com a concorrente Dyna. As duas podem ser encontradas nos Postos Pelanda para testes e comparações.