Vida pessoal e profissional: 5 dicas para manter o equilíbrio
| Foto:
  • Por Premier Turismo
  • 04/02/2022 12:47

Como ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional talvez seja uma das perguntas mais antigas da humanidade. Hoje em dia, então, parece ser a grande questão do século. Rotinas apertadas, acúmulo de tarefas e assumir muitas responsabilidades tendem a deixar as pessoas mal-humoradas, exaustas e infelizes.

A maior dificuldade, portanto, é saber como retomar o controle e ter uma vida mais equilibrada e saudável. No decorrer deste artigo, separamos 5 dicas práticas de como conciliar trabalho, família e lazer.

Boa leitura!

1 - Você não é super-heroína

Um problema muito comum que as mulheres enfrentam é achar que é preciso dar conta de tudo sempre. Não estabelecer limites e atribuir todas as tarefas para si é excluir a responsabilidade das outras pessoas que convivem com você.

Por exemplo, as tarefas domésticas podem e devem ser divididas entre os moradores da residência. No trabalho, a lógica é a mesma: se uma tarefa foi atribuída a várias pessoas, não se sacrifique para cumpri-la sozinho. 

Dessa forma, você gerencia melhor o seu tempo e consegue maior fôlego para atuar em outros segmentos da vida, não sobrecarregando nenhuma área em específico. Em consequência, você consegue conciliar melhor a vida pessoal e profissional.

2 - Saiba aproveitar cada momento 

Nos eventos e nas viagens corporativas, muitos colaboradores se cansam e desenvolvem certo pavor de viajar, o que não faz bem nem para ele, nem para a empresa.

Portanto, por mais cansativo que seja, tente aproveitar o tempo da viagem para conversar com seus colegas (conversas leves, sem ser sobre trabalho) e conhecer a cidade em que está hospedado.

Aproveitar os períodos livres para relaxar, degustar as refeições com calma e visitar pontos turísticos é uma maneira de suavizar a viagem. Portanto, nunca menospreze ou subestime os intervalos de tempo, pois são eles que deixam seu dia mais leve e sua mente mais descansada.

3 - Use a tecnologia a seu favor

Essa dica é valiosa para quem está em um relacionamento, tem filhos ou mora com outras pessoas que exigem atenção.

Atualmente, a tecnologia ocupa um papel crucial na nossa vida. 

Com ela, conseguimos otimizar nosso tempo, seja em casa ou no trabalho. Também são excelentes para a comunicação diária com maridos, namorados e filhos.

Entretanto, é importante ficar atento à outra face da tecnologia. Quanto tempo você fica nas redes sociais? Já se pegou distraído com seu celular ao invés de prestar a atenção nas pessoas que são importantes para você?

Da mesma forma que a tecnologia pode ser aliada, também pode prejudicar. Organizar sua rotina para não depender dos aparelhos o tempo todo é uma maneira de se respeitar e aproveitar melhor o seu dia.

Neste aspecto, aplicativos de gerenciamento de tempo e que estabelecem limites diários para as redes sociais podem ajudá-lo a ter um relacionamento mais saudável com a tecnologia.

4 - Aprenda a dizer não!

Puxando um gancho do tópico anterior, da mesma forma que a tecnologia pode atrapalhar seu dia e “roubar” seus momentos de lazer, assumir responsabilidades demais também tornam a missão de conciliar vida pessoal e profissional uma tarefa impossível.

Fazer muitas horas-extras, trazer trabalho para casa e assumir obrigações que não são suas tornam o cotidiano mais cansativo.

Para evitar isso, priorize atividades e rotinas que são importantes para você.

Se fazer as refeições em família é algo do qual você não abre mão, mas as rotinas raramente coincidem, então reserve ao menos o café da manhã e coloque essa tradição no planejamento semanal.

Da mesma forma que você organiza sua agenda profissional, reservar momentos com a família e os amigos também é fundamental para sua saúde.

5 - A importância de quebrar a rotina

Todos os outros tópicos perpassam pela necessidade de organizarmos nossa rotina. Portanto, pode soar contraditório, mas quebrá-la de vez em quando é tão importante quanto segui-la. 

Portanto, faça algo diferente sempre que possível e passe tempo de qualidade com quem você ama. Você verá que, ao fazer isso, as outras partes da sua vida suavizam e fica mais fácil conciliar todos os papéis que assumiu.

A Premier Turismo, empresa especializada em viagens, pode ajudar a organizar seu lazer, mesmo em viagens corporativas. Além disso, dentre seus serviços, também reserva opções específicas para o entretenimento, pois sabe a importância de se desligar e aproveitar as folgas para se divertir e reequilibrar suas energias.

Clique e saiba mais.