Comprar um apartamento é possível, mas requer planejamento e disciplina.
Comprar um apartamento é possível, mas requer planejamento e disciplina.| Foto: Shutterstock
  • Por Prestes
  • 25/11/2022 12:37

Se você não nasceu herdeira de uma grande fortuna, possivelmente tem a mentalidade de que comprar o primeiro imóvel é uma missão impossível ou muito distante de se concretizar. No entanto, com um bom planejamento e os parceiros certos, o sonho de ter seu “cantinho” e não depender de aluguel pode se tornar realidade.

Confira esse passo a passo de como conquistar a compra de seu primeiro imóvel.

1 – Faça um bom planejamento financeiro

Seja para comprar um imóvel individualmente ou com seu parceiro, é importante ter um bom controle de gastos e uma reserva financeira.

O dinheiro guardado pode ajudar a compor o valor de entrada ou parte do imóvel, ou cobrir despesas com cartório e registro de imóvel. Em caso de compra de um apartamento novo, a reserva pode servir para a compra de móveis, troca de piso ou decoração.

O valor da parcela do imóvel será equivalente a no máximo 30% da renda familiar. Analise se consegue absorver essa despesa por um bom tempo, ou o que poderia reorganizar em sua renda e em suas despesas para conseguir arcar com o investimento mensal.

Você pode utilizar o FGTS para pagar parte da entrada ou parte do financiamento, o que pode ajudar a diminuir o valor das parcelas. Baixe o aplicativo do FGTS, consulte seu saldo e na hora da negociação você contará com esse valor para auxiliar na compra do imóvel.

Clique aqui para saber tudo sobre como usar o FGTS para comprar um imóvel.

2 – Escolha uma construtora de confiança

Já pensou entregar o dinheiro que guardou por anos para uma construtora que não cumpre prazos ou decepciona na hora da entrega? Muitas vezes o barato pode sair caro se fizer uma compra por impulso.

Antes de fechar negócio, conheça o histórico da empresa, visite imóveis já entregues, e converse com clientes que possuem um imóvel dela. Se estiver comprando um imóvel na planta, verifique se já foi dada a entrada na prefeitura para o Habite-se, documento que regulariza a construção.

3 – Busque um imóvel com seu perfil

Em primeiro lugar, saiba o quanto de crédito você terá disponível para o financiamento imobiliário. Você pode fazer uma simulação com a construtora ou no próprio site dos bancos que oferecem financiamento imobiliário.

Depois, busque imóveis que estejam dentro do valor estimado e que representem sua família. Por exemplo, recém-casados que desejam ter filhos podem procurar imóvel com 2 ou 3 quartos para acompanhar o crescimento da família com o passar do tempo. Contudo, se o casal não deseja ter filhos, pode se sentir bem acomodado em um imóvel com apenas um quarto ou um studio.

4 – Preste atenção na localização do imóvel

Faça uma lista de bairros que gosta e uma busca nos locais. Mesmo no bairro desejado, é importante observar se existe comércio próximo, escolas, ponto de ônibus ou qualquer outro detalhe que possa levar o imóvel a se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo.

Conte com o apoio do seu corretor para analisar a localização do imóvel. Uma construtora de qualidade deve ter feito uma pesquisa prévia em relação ao potencial de crescimento do local.

5 – Analise os espaços comuns ofertados

Uma tendência que se consolidou nos últimos anos é a de apartamentos mais compactos, mas com áreas comuns bem interessantes, como academia, quadra, parquinho, piscina, salões de festa e espaços para pets.

Ao avaliar o valor do imóvel e do metro quadrado, você deve também levar em consideração no cálculo as áreas comuns, pois assim é possível fazer uma análise mais realista de custo-benefício.

6 – Ao comprar apartamento, lembre-se da taxa de condomínio

Considere nos gastos fixos mensais o valor da parcela do financiamento mais a taxa de condomínio. A construtora pode passar uma projeção de quanto será o valor, assim, você pode colocar mais essa futura despesa em seu controle financeiro.

A taxa de condomínio pode variar dependendo da quantidade de apartamentos existentes no conjunto e se há manutenção com itens de uso comum como elevador, segurança, portaria, academia e áreas de lazer.

Escolha um parceiro de confiança e experiência

Nada melhor do que contar com os melhores parceiros para te auxiliar na busca de seu primeiro imóvel. A construtora Prestes tem 13 anos de experiência e já entregou mais de 7 mil unidades, consolidando-se como uma das maiores construtoras do Paraná.

A Prestes realiza parcerias governamentais para a viabilização do primeiro imóvel e oferece condições de negociação que facilitam a compra do apartamento.

Conheça a Prestes e conte com a construtora para realizar seu sonho de ter o próprio imóvel.