Agora é um ótimo momento para adquirir o primeiro imóvel, segundo especialistas.
Agora é um ótimo momento para adquirir o primeiro imóvel, segundo especialistas.| Foto: Shutterstock
  • Por Construtora e Incorporadora Pride
  • 08/10/2021 20:00

A compra do primeiro imóvel vem sempre acompanhada de empolgação, expectativa e ansiedade. Para muitos, representa um marco de vida e uma conquista muito grande, além de ser uma oportunidade de investimento seguro e da valorização do seu patrimônio.

Nesse sentido, 2020 foi um ótimo ano para comprar imóveis. Com redução de juros, novas modalidades de financiamento e preços atrativos, o número de vendas aumentou em 10% quando comparadas ao ano anterior.

O levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), também apontou aumento semelhante em 2021. O primeiro trimestre deste ano vendeu 27% a mais em relação ao mesmo período de 2020. Portanto, quem decidiu comprar uma propriedade nos últimos meses, fez um excelente negócio.

Agora, para quem está pensando em comprar no segundo semestre de 2021, cabe a pergunta: ainda estamos em um bom momento para comprar imóveis ou a maré de bons juros já passou? Explicamos todos os detalhes nos tópicos a seguir.

Repasse na construção civil: o inevitável aumento dos preços

A construção civil está passando por um momento de intensa elevação de preço dos materiais como aço, cimento, energia etc. Por isso, há a previsão de uma elevação de preços que pode chegar a 20% e a inflação da construção civil bateu o recorde dos últimos anos, atingindo um pico de 2,3% durante o mês de maio.

Thiago Kuntze, sócio e Diretor Comercial da Construtora e Incorporadora Pride, explica que, até o momento,algumas construtoras já repassaram parcialmente esses valores, enquanto outras o farão até o final deste ano.

Ou seja, o alerta foi dado: este é o momento de comprar um imóvel, antecedendo-se a esse repasse de valores. Por isso, Thiago tem observado grande interesse de compradores que procuram até mesmo agilizar o processo de compra antes do valor subir.

Chegou a hora de adquirir um imóvel? Conheça os lançamentos da Pride e empreendimentos em obra.

Comprar na planta: a escolha mais assertiva

Além deste ser o momento mais indicado para a compra do primeiro imóvel, também há a possibilidade de comprá-lo na planta, onde geralmente se consegue um bom negócio e aumentam-se as chances de valorizar a propriedade.

Nesse aspecto, Thiago relembra que, com o aquecimento do mercado imobiliário, muitos projetos modernos, diferentes e pensados para o momento atual foram construídos. Tais projetos têm como foco o novo perfil de morador moderno, que geralmente não possui muito tempo e valoriza lavanderias coletivas, mercados dentro do próprio empreendimentoespaços otimizados, varandas, acessibilidade e qualidade de vida.

“Por isso, os novos projetos foram pensados para o momento pós-pandêmico, onde as pessoas aprenderam a passar mais tempo em casa e procuram praticidade acima de tudo”, explica Thiago.

Com diferentes modalidades, está cada vez mais interessante fazer um crédito imobiliário.
Com diferentes modalidades, está cada vez mais interessante fazer um crédito imobiliário.| Shutterstock

Como funciona o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo?

Os passos iniciais para quem quer investir em um primeiro imóvel são, além de planejar sua vida financeira, pesquisar muito sobre os créditos imobiliários disponíveis. O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) facilita até 90% do valor do imóvel e permite financiamento em 35 anos.

Além disso, alguns bancos oferecem um bom financiamento para os clientes. A Pride trabalha com a Caixa Econômica Federal, maior banco de habitação do Brasil, e esta parceria traz maior credibilidade e confiança aos clientes, que também utilizam o  simulador de compra do site para facilitar a pesquisa e seu planejamento financeiro.

Pensando em aproveitar e comprar seu primeiro imóvel? A Pride tem diversas opções para você. Confira!