Exame de próstata: como fazer um diagnóstico preciso?
| Foto:
  • Por Primamed
  • 11/04/2022 14:15

No Brasil, ainda é tabu falar sobre exame de próstata.

Mas não deveria ser, já que o câncer de próstata é o tipo mais comum da doença entre a população brasileira masculina.

Quer outro dado alarmante? Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020, foram  65.840 novos casos, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Muitos homens, porém, ainda têm medo de serem diagnosticados com a doença ou não querem realizar o exame de toque retal.

Felizmente, com o avanço da medicina, existem maneiras mais modernas, precisas, rápidas e menos invasivas de diagnosticar a doença, ainda em seus estágios iniciais.

Dentre os exames que podem ser realizados, destacam-se as ultrassonografias e as ressonâncias magnéticas. Ambos os exames entregam alta qualidade nas imagens e são fortes aliados dos oncologistas na hora de determinar o melhor tratamento caso a caso.

Diagnóstico preciso: ultrassonografias e ressonâncias

Como a doença não está relacionada a fatores de risco modificáveis, as melhores armas contra ela são o diagnóstico precoce e a informação.

Primeiramente, o diagnóstico começa a ser desenhado pelo urologista que, por meio da avaliação clínica, realiza o toque retal e solicita exames laboratoriais para medir os níveis do PSA - Antígeno Prostático Específico do paciente. Caso o exame retorne alterado, o costume é solicitar uma biópsia para confirmar a neoplasia (tumor).

A alternativa é realizar uma ressonância magnética para descobrir a extensão das neoplasias e o local delas. Com o auxílio das imagens, também é possível descobrir tumores mais agressivos e que são de maior importância clínica.

Outro exame que auxilia bastante no diagnóstico preciso do câncer de próstata é o ultrassom transretal. Neste exame, o objetivo é avaliar a saúde da próstata e identificar alterações ou lesões indicativas de infecção, inflamação ou câncer de próstata, além de guiar o médico em uma eventual necessidade de biópsia.

Quem deve realizar os exames de próstata?

O câncer de próstata é considerado uma enfermidade da terceira idade (75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos). Encontrar o tumor ainda na sua fase inicial aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Sugere-se que todo homem acima dos 40 anos busque detectar precocemente a doença, por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Lembrando também que há maiores riscos para aqueles que já possuem casos na família (pais, irmãos).

E atenção aos sinais: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina são alertas de que algo possa estar errado.

Nesses casos, procure um urologista imediatamente.

Realize seus exames na Primamed

Como qualquer doença, o cuidado preventivo é indispensável quando o assunto é câncer de próstata.

A tensão envolvida durante todo o processo pode ser diluída com privacidade e atendimento personalizado e humanizado, visto que o cuidado e a sensibilidade são essenciais para que você fique tranquilo.

A Primamed Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma clínica moderna, localizada em Pinhais (PR), especializada em exames de imagem. Seu corpo clínico está em constante  atualização para melhor qualidade e precisão na hora de realizar o diagnóstico. Ética e cuidado norteiam o trabalho de toda a equipe.

A clínica também proporciona integração entre as equipes para mais rápido e melhor atendimento. Com essa prática, aumentam-se as chances de diagnosticar enfermidades corretamente, visto que mais de um profissional estará olhando e opinando caso a caso.

Tem um exame para fazer? Clique aqui e agende pelo WhatsApp.

Primamed

Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin - CRM/PR: 27.862

Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopes de Andrade - CRM/PR: 35.637