Quais são e para que servem os exames radiológicos?
| Foto:
  • Por Primamed
  • 18/05/2022 11:26

 Os exames radiológicos fazem parte do nosso dia a dia e são essenciais para diversos diagnósticos.

A radiologia é a especialidade médica que busca identificar doenças por meio da interpretação de imagens de órgãos do corpo. O médico radiologista é um anatomista que entende de todas as partes do corpo humano detalhadamente, com conhecimento para dar um laudo preciso.

Graças a está área da medicina, é possível diagnosticar e tratar precocemente alguns tipos de câncer, cálculo renal e várias outras doenças.

Radiologia revolucionou a medicina

O raio X surgiu em 1895 com o alemão Wilheim Conrad Roetgen e revolucionou a medicina. Foi a primeira vez que se tornou possível ver a anatomia dos órgãos internos sem cirurgia.

A radiologia ganhou novos campos e evoluiu muito desde então. Atualmente, fazem parte dos exames de radiologia:

Raio X

É um método que produz imagens do corpo através dos raios X, que são pequenas doses de radiação. A diferença de densidade dos órgãos do corpo é captada e transformada em imagem.

Ultrassonografia

Na ultrassonografia as imagens são obtidas por meio de ondas sonoras de alta frequência. O eco dessas ondas permite a visualização em tempo real da parte examinada.

É bastante utilizada para analisar diferentes órgãos ou acompanhar o crescimento e desenvolvimento do feto durante a gestação.

Mamografia

O exame radiológico permite ver os diferentes tecidos que compõe as mamas. Por isso, é o exame que permite a detecção precoce do câncer de mama, mesmo quando o nódulo ainda não é palpável.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame semelhante ao raio X, que avalia a estrutura óssea do paciente. Normalmente, é feito para diagnosticar a saúde dos ossos e doenças como a osteoporose.

Tomografia computadorizada

Por meio do exame de raio X e de computadores adaptados são criadas várias imagens detalhadas de diferentes tecidos, com diferentes possibilidades. A prescrição prévia do que deve ser analisado e as queixas do paciente orientam o que será investigado na tomografia computadorizada.

Ressonância Magnética

Este tipo de diagnóstico não possui radiação e faz a captação de imagens tridimensionais de forma não invasiva.  É utilizada uma tecnologia que estimula e detecta a mudança na direção do eixo de rotação dos prótons encontrados na água que compõem os tecidos vivos do corpo, por isso, é chamada de magnética.

As moléculas são captadas pelo aparelho de ressonância e reproduzidas no computador para avaliar o resultado obtido.

Estes são os exames radiológicos mais comuns. Existem também outros ainda mais específicos, como exames cardiológicos que monitoram a saúde do coração com muita precisão.

Onde fazer os exames?

A Primamed é a primeira e única clínica de diagnóstico por imagem em Pinhais (PR) com grande estrutura e diversas especialidades.

A clínica conta com corpo clínico de médicos especialistas em diagnóstico por imagem, que realizam atendimento humanizado e procuram entender as necessidades do paciente e familiares a fim de realizar um diagnóstico preciso.

O médico solicitante do exame tem total acesso ao corpo clínico de radiologistas para debater sobre o exame e tirar eventuais dúvidas.

Para conforto do paciente, o resultado é emitido on-line, evitando deslocamentos para retirada do exame.

Quais os exames realizados na Primamed?

Além dos tradicionais exames radiológicos, a Primamed conta com tecnologia de ponta para realização de

  • ultrassonografia obstétrica 4D,
  • angiotomografia,
  • artrotomografia computadorizada,
  • angiorressonância magnética,
  • punções e biópsias,
  • exames cardiológicos: M.A.P.A., holter, teste ergométrico, eletrocardiograma e ecodopplercardiograma.

Assim, você encontra várias soluções em um só lugar para diagnóstico por imagem.

Acesse o site da Primamed para saber como agendar os exames ou clique aqui e tire suas dúvidas pelo WhatsApp.

Primamed
Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin - CRM/PR: 27.862
Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopes de Andrade - CRM/PR: 35.637