Brinquedoteca: o que não pode faltar no espaço de diversão e aprendizagem
| Foto:
  • Por Quest Construtora
  • 22/11/2022 14:57

A brinquedoteca infantil é um dos espaços preferidos dos pequenos na casa, escola ou condomínio. Afinal, é lá que a imaginação ganha forma e eles conseguem aproveitar a companhia de outros da sua idade e uma variedade incrível de brinquedos.

Por ser um espaço dedicado à exploração e descoberta da criança, é importante que seu planejamento ocorra com cuidado. Além de divertido, o espaço precisa estimular o aprendizado e manter o pequeno seguro.

Entenda exatamente o que é uma brinquedoteca infantil e seu papel na educação e formação, assim como o que incluir para deixar o espaço ainda melhor. 

O que é brinquedoteca infantil? 

A brinquedoteca infantil é um espaço dedicado à liberdade das crianças durante o tempo de descontração delas. Enquanto a escola proporciona o aprendizado pelas interações com professores e materiais didáticos, esse espaço ajuda a criança a aprender por meio das brincadeiras.

Esse local é importantíssimo na infância por permitir que a criança seja somente criança por alguns minutos ou horas. Algumas pessoas chegam a construir a brinquedoteca em um cômodo da casa, mas alguns condomínios oferecem espaços prontos para uso.

Nessa última opção, os pequenos também têm a oportunidade de interagir com outros de sua faixa etária. Assim, o aprendizado psicoemocional fica ainda mais completo.

Qual é o papel da brinquedoteca na educação infantil?

A brinquedoteca na educação infantil tem como função ajudar no desenvolvimento:

  • Social;
  • Físico;
  • Mental; 
  • Psicológico. 

Essa evolução é estimulada por meios lúdicos e divertidos de interagir com o mundo. Psicólogos e pedagogos têm estudado o ato de brincar há tempos como ferramenta de aprendizado e amadurecimento.

Quem convive com crianças sabe, elas brincam com todo tipo de objeto. Essa é sua maneira de dar significado ao mundo e aprender a conviver com seus pares. A atividade acontece com ainda mais tranquilidade quando está em um espaço dedicado à liberdade da criatividade infantil, como a brinquedoteca.

Como organizar uma brinquedoteca infantil?

Para cumprir seu objetivo, tudo precisa ser planejado adequadamente. Desde a decoração da brinquedoteca até os jogos e espaços temáticos que ela possui. O objetivo é criar um espaço de muita liberdade e que também mantenha a criança segura.

Lembrando que os itens no interior de uma brinquedoteca precisam estimular uma variedade de habilidades e atividades, incluindo:

  • Leitura; 
  • Habilidades motoras; 
  • Habilidades artísticas; 
  • Interação interpessoal. 

A variedade de jogos, brincadeiras e espaços também é importante. Quem possui espaço limitado dentro de casa pode aproveitar espaços planejados para isso dentro de alguns prédios e condomínios.

Brinquedos para brinquedoteca infantil

O próprio nome da brinquedoteca infantil vem dos brinquedos, o que significa que são a parte central do planejamento desse espaço. A variedade é importante, assim como a adaptabilidade das brincadeiras de acordo com a faixa etária.

Crianças de diferentes idades devem brincar em uma brinquedoteca, especialmente quando ela é um espaço de uso comum. Portanto, os itens precisam estar separados de acordo com o nível de desenvolvimento para que pais e educadores consigam selecionar as melhores opções.

Confira alguns itens interessantes de acordo com a idade dos pequenos:

  • 0 a 2 anos: objetos coloridos com sons e texturas diferentes que ajudam a desenvolver habilidades sensoriais. Cuidado para evitar peças pequenas que podem ser engolidas; 
  • 2 a 3 anos: brinquedos que ajudam a desenvolver habilidades de comunicação. Livros infantis, letras de encaixar, blocos de montar e itens similares são interessantes; 
  • A partir de 3 anos: brinquedos mais complexos que permitem explorar a criatividade e habilidades sociais são ótimos. Inclua quebra-cabeças, bonecas, brinquedos que imitam itens do dia a dia (como mercado e cozinha) e livros que se adequam ao nível de alfabetização. 

Também é importante incluir brincadeiras de raciocínio para as crianças mais velhas. Os jogos de tabuleiro, por exemplo, possuem regras mais complexas e permitem que a criança comece a desenvolver-se com o grupo. Itens para explorar a criatividade e o lado artístico também são importantes, podendo incluir massinha, papel, lápis coloridos, canetas, entre outros.

Decoração da brinquedoteca

A decoração da brinquedoteca define o objetivo e materiais que a criança encontra em cada espaço. Além disso, também faz parte dos estímulos sensoriais que ajudam a compreender melhor o mundo. Paredes coloridas e com figuras de personagens infantis, por exemplo, chamam a atenção e estimulam o aprendizado.

Vale a pena criar cantinhos específicos para cada atividade, como:

  • Cantinho da leitura: com mesas baixas, cadeiras e puffs para as crianças se acomodarem enquanto estudam livros infantis. A decoração pode incluir personagens das histórias, letras e palavras; 
  • Cantinho dos brinquedos: com chão acolchoado com EVA para permitir brincadeiras físicas e mais ativas com segurança; 
  • Cantinho das artes: incluindo muito papel, lápis, giz de cera e massinhas para estimular a criatividade. Uma lousa e com giz colorido também ajuda os pequenos a aprenderem e interagirem mesmo quando estão em grupo. 

Material de aprendizagem

Aprender na escola é um pouco diferente da aprendizagem em uma brinquedoteca infantil. Nesse espaço, o objetivo é estimular a liberdade e autonomia da criança. Portanto, o espaço dedicado ao “estudo” precisa ser lúdico e dar a opção de brincar com itens tipicamente escolares de formas diferentes.

Alguns materiais que precisam estar nesse espaço são:

  • Papéis (tanto folhas em branco quanto folhas com linhas para estimular a exploração das letras); 
  • Quadro negro para brincadeiras de escola; 
  • Giz de cera; 
  • Lápis de cor; 
  • Canetinhas coloridas; 
  • Material de referência, como livros para colorir, histórias em quadrinho e livros infantis.

Segurança da brinquedoteca infantil

Pais precisam ter certeza de que as crianças estão seguras durante as brincadeiras. Muitas brinquedotecas têm dupla função, servindo como espaço de diversão e um lugar onde pais conseguem deixar os filhos enquanto estão atarefados.

O grande problema é que algumas brincadeiras precisam da supervisão de um adulto. Nesse caso, é importante guardar brinquedos mais complexos ou que apresentam algum tipo de risco em prateleiras e armários altos, onde as crianças não alcancem.

​A brinquedoteca infantil fica ainda mais segura quando está inserida no espaço de convivência de um condomínio.​​Quem preza por um espaço lúdico de qualidade pode optar também por empreendimentos com áreas de lazer completas​ e mobiliadas​, ​​​com​o por exemplo:​ brinquedoteca, piscina e playground​.

​​​N​a Quest Construtora você encontra ​alguns ​empreendimentos imobiliários com ​​áreas de lazer seguindo​​ as normas de acessibilidade e segurança exigidas pela NBR 15.575, incluindo conforto térmico, lumínico e acústico​. Saiba mais detalhes clicando aqui!