Receita da Saudade: Neta transforma receita de pierogi da avó em legado e negócio
| Foto:
  • Por Receita da Saudade Vaticano
  • 04/05/2023 23:16

Dizem que avó é mãe em dobro. Helena Gureski Ribas, a Vó Lena, foi mãe em dobro não apenas no sentido de amar e cuidar em dobro das netas, mas também forneceu ensinamentos dobrados, especialmente para Mariana Ribas Sartori, a neta que se inspirou no que aprendeu com a avó para mudar os rumos de sua própria vida. Nesta semana do Dia das Mães, o projeto Receita da Saudade conta os detalhes dessa história.

Parceria entre Vaticano e Bom Gourmet, a iniciativa tem o objetivo de eternizar histórias de receitas culinárias de pessoas que já se foram. O pierogi de ricota com nata da Vó Lena foi preparado na cozinha do Bom Gourmet enquanto Mariana e o chef Guilherme Guzela conversavam sobre este amor de avó. O resultado você confere no vídeo a seguir, o terceiro da websérie Receita da Saudade. A receita constará, ainda, em um e-book do projeto, que vai reunir 10 receitas da saudade e tem lançamento previsto para maio de 2023.

Para a Vaticano, referência em homenagens, o projeto é uma forma de honrar essas histórias. “Toda lembrança positiva gera um conforto imenso para aqueles que ficam. Mostrando todo seu orgulho e respeito com aquela pessoa que deixou saudade, enfatizando ao mesmo tempo o valor e a oportunidade para resgatar as memórias afetivas de entes queridos”, pontua o gerente de marketing da Vaticano, Felipe Gabardo.

A história por trás do pierogi

Helena foi diagnosticada com câncer em 2016, mesmo período em que Mariana, jornalista de formação, estudava deixar o trabalho em uma agência de publicidade para se dedicar a novos projetos. A neta aproveitou os momentos em que cuidava da avó após as sessões de tratamento da doença para aprender com ela a fazer o pierogi que marcou a vida da família inteira.

Foi um verdadeiro curso intensivo, quase um ano abrindo massa e recebendo as nem sempre gentis advertências da avó: “A massa tá muito grossa”, “Tem pouco recheio”. Até nisso ela parecia com uma mãe, prezando para que Mariana aprendesse do jeito certo. Por fim, a jornalista recebeu o diploma da mestra, deixou o emprego na comunicação e resolveu começar a vender pierogi congelado no condomínio onde morava.

Os vizinhos adoraram, as remessas se multiplicaram e, quando viu, Mariana estava organizando vendas grandes e montando marca com o rosto e o nome de sua musa inspiradora: Cozinha da Vó Lena. "A ideia não era só ela ver isso se tornando realidade, mas sim que a marca permanecesse mesmo", conta Mariana.

Helena achava graça da neta tê-la transformado em legado gastronômico, como forma de lembrar de todos os dias 1° de maio em que a avó preparava travessas enormes e fumegantes de pierogi para a família e se divertia ao observar as visitas se esbaldando com sua especialidade. Ela faleceu em maio de 2018, aos 82 anos, e viu seu pierogi tostado conquistar paladares. Em 2020, a Cozinha da Vó Lena virou restaurante que serve, além do prato clássico, o molho Babusya, creme azedo cujo nome significa "avó" em polonês.

Assista todos os vídeos da websérie nos canais do YouTube da Vaticano e do Bom Gourmet.