Tendências na comunicação em 2020
Tendências na comunicação em 2020| Foto: Unsplash
  • Por Renova Media Advising
  • 24/10/2019 11:28

Falar sobre comunicação nos dias de hoje e suas tendências é um tanto desafiador! Com a agilidade neste universo, entradas constantes de estratégias, novas redes sociais, chatbots...de um ano para o outro mudanças podem ser significativas.

Mas, o que podemos garantir é que, independentemente do que vai ser tendência de comunicação para o próximo ano, uma coisa é certa: é preciso ser relevante, se relacionar da forma correta e criar um forte plano de comunicação focado na geração de novos negócio.

Como o final do ano já está a um passo, confira agora o que vai ser tendência da comunicação em 2020!

Marketing de Conteúdo

O conteúdo, em suas variadas formas, é o instrumento mais forte das tendências de marketing atuais. Seja por meio de estratégias de Inbound ou mesmo como base para o Social Selling, a grande sacada é ter como base a criação de conteúdos relevantes para os clientes, campo no qual a Renova Media Advising é especialista. “Nossa aposta neste sentido é criar possibilidades, usando, inclusive, o marketing de relacionamento para que a marca estabeleça uma conexão progressiva com seus consumidores, conquiste sua confiança e, consequentemente, sua preferência”, afirma Renata Rosa, diretora executiva da agência.

Ofertar conteúdo de qualidade é uma forma de gerar interação espontânea de menor custo, que surge como uma alternativa forte para driblar os desafios do mercado de anúncios tradicional. Dados da iMedia Connection mostram que cerca de 70% das empresas brasileiras já adotam alguma forma de Marketing de Conteúdo.

Foco total no cliente

O cliente é o foco principal na estratégia da comunicação. Isso significa que todos os esforços, investimentos, ações são pensadas para ele. É preciso conhecê-lo e entender onde eles está, o que consome, como se comporta e seus principais anseios. Uma boa agência de comunicação deve ter essa premissa: entender cada cliente de forma profunda, para criar planos de ação personalizados. Desta forma, é possível traçar estratégias eficientes, com linguagem adequada. “Enquanto isso, nossos clientes podem focar em seus negócios, pois a comunicação está alinhada aos seus propósitos”, completa Renata.

O resultado? Estratégias e táticas mais eficientes para converter hoje, promover a cultura da experiência do cliente e incentivar a fidelidade de cada um deles.

Foco total no cliente, entendendo-o de forma profunda para criar planos de ação personalizados
Foco total no cliente, entendendo-o de forma profunda para criar planos de ação personalizados| Pixabay

Eventos Corporativos

Eventos segmentados, nichados. Esta é uma forte tendência e ótima oportunidade para colocar as empresas mais próximas de seus consumidores e se relacionar com eles.

A ideia neste tipo de evento é reunir consumidores, influenciadores e marcas com a intenção de transmitir conteúdos relevantes marcando seu posicionamento, seja por meio de seus produtos ou serviços.

Vídeo Marketing

Milhões de pessoas assistem vídeos todos os dias via Youtube - são 1.9 bilhões de usuários na plataforma atrás de conteúdos dos mais diversos assuntos – Facebook e, mais recentemente, no IGTV.

O vídeo é versátil, além de ser uma mídia multiplataforma. Uma ótima oportunidade para as empresas chegarem até o seu consumidor. Seja por meio de um tutorial de um produto ou serviço, de um vídeo viral, um depoimento de cliente que já se conectou com a marca etc. Pensar em vídeo é aliar a produção de conteúdo com uma mídia que tem grande aceitação.

O fato é que a comunicação vai continuar a ser uma área fértil capaz de garantir excelentes negócios. Você já começou o seu planejamento de comunicação para 2020? A Renova Media Advising está pronta para te ajudar em sua estratégia, conhecer o seu objetivo e agir de forma especializada para impulsionar e alavancar os seus negócios.