Os melhores peixes, camarões e frutos do mar em Curitiba
| Foto: Divulgação
  • Por Restaurante do Victor
  • 17/02/2020 11:48

Restaurantes Victor: esse era o nome do bar que o fundador da rede, Victor Schiochet, abriu em formato de armazém em 1955. Foi somente 14 anos depois que a casa começou a se especializar em frutos do mar.

Especialidade que ostenta até hoje e com uma coleção de prêmios por sua excelência. Só para citar alguns: Prêmio Bom Gourmet em 2017 com o prato Camarões de Portugal, eleito o melhor prato de peixe e frutos do mar de Curitiba; Eva dos Santos, que chegou ao grupo em 2002, é Chef 5 Estrelas pelo Bom Gourmet de 2012 a 2017 e indicada até hoje.

Aliás, a importância dos colaboradores é sempre lembrada. Em 1980, a rede contratava seu primeiro funcionário. Hoje são, aproximadamente, 130 funcionários entre “embarcações”, como são chamadas as unidades, e o administrativo. Uma das colaboradoras trabalhou com Victor e está até hoje na casa. Jacilda do Amaral é a cozinheira especialista em moquecas.

Crescimento

Parte do sucesso dos restaurantes também se deve a Francisco Urban, o Chico, que deixou a profissão de engenheiro e começou a comandar a rede. Em 2003, ele executou uma grande reforma no restaurante da Lívio Moreira, tornando-o mais agradável e moderno. Um dos petiscos que está no bar desde 1969 é o tradicional bolinho de bacalhau.

Daí em diante, a casa começou a crescer exponencialmente. E hoje é o restaurante ideal para almoços em família ou para um jantar especial. Em 2007, com o amigo Marcelo Belotti, Francisco abria a Petiscaria do Victor em uma antiga marcenaria da região de Santa Felicidade. Apesar do destaque para os petiscos, a casa também oferece pratos com peixes e de dezembro à março, caranguejo. A caranguejada é um especial da Petiscaria.

Apenas um ano depois era inaugurado o Bistrô do Victor, no ParkGourmet do ParkShoppingBarigui. A novidade era o preparo de pescados e legumes na brasa, técnica trazida pela chef Eva dos Santos da Espanha. Ela havia passado pelo restaurante Asador Etxebarri onde aprendeu e aprimorou esse formato de preparo. Alguns dos sucessos da casa são o bacalhau e polvo. Também não há como não citar a famosa cheesecake com frutas vermelhas, receita da chef.

Em 2013 outra inovação. Francisco abria a Trattoria do Victor, hoje renomeada como Praça do Victor na Praça da Espanha. Desta vez com foco no projeto arquitetônico. Um grande ambiente em estilo contemporâneo que privilegia a transparência. Mas também vale destaque para o cardápio. Uma das estrelas é o linguado da mamma, prato criado para comemorar o dia das mães e que ficou no cardápio.

Neste período as “embarcações” navegavam de vento em popa. Prova disso é que em 2016 o Grupo Victor alcançava a marca de 2 mil toneladas de camarões vendidos.

E como Francisco nunca foi de ficar parado, no ano passado ele abriu um bar especializado em vinhos. No mezanino do Praça do Victor desde então funciona o UpStairs Wine Bar com 110 rótulos do mundo todo à disposição.A ideia surgiu da paixão de Francisco pelos vinhos em uma parceria com a importadora Porto a Porto. No cardápio, opções easy food como blinis de tapioca com creme azedo e camarão e mini-hambúrgueres. Para fidelizar os clientes, o grupo ainda criou o Clube Victor, que hoje tem mais de 33 mil filiados. Eles têm descontos, pré-convites para festivais internos, rolha livre e adega individual.