Saiba a diferença entre Moqueca Baiana e Capixaba
| Foto: Moqueca Capixaba | Divulgação
  • Por Restaurante do Victor
  • 20/02/2020 12:55

Em seu conceito mais simples, a moqueca poderia ser descrita como um cozido de peixe e/ou frutos do mar. Mas esta explicação simplificada deixaria de fora toda a complexidade de sabores que reside na panela de barro na qual é preparada e que consiste em uma característica. No Brasil ela segue duas vertentes: a capixaba e a baiana.

Enquanto a capixaba exalta o sabor dos ingredientes, peixe ou camarões, a baiana leva também leite de côco e azeite de dendê. Ambas têm entre seus ingredientes, tomate, cebola e coentro. E as duas são acompanhadas de pirão e normalmente, arroz.

De garoupa a mista

No Grupo Victor elas são o carro-chefe desde o ano 2000 quando entraram no cardápio. Um dos tesouros desse sucesso é a cozinheira especialista em moquecas Jacilda do Amaral, que trabalha na casa desde a época de Victor Schiochet, que fundou o grupo.

Em todas as unidades do Victor há preparos de moqueca. São seis versões e todas acompanham arroz, farofa de dendê e pirão de peixe. A de garoupa leva o peixe nobre em postas; a de frutos do mar tem polvo, peixe, lula, marisco e camarão; a de peixe leva filés do pescado; já a mista leva peixe e camarões. Há duas opções vegetarianas, de banana da terra (esta com leite de côco) e de legumes.

| Moqueca Baiana | Divulgação

Além dos ingredientes principais de cada uma, elas são acrescidas de molho refogado de tomates e temperos. Sempre atendendo o pedido dos clientes, caso eles queiram podem pedir para mudar o preparo de qualquer moqueca capixaba para a baiana.