Móveis personalizados transformam ambientes e tecem momentos afetivos no lar.
Móveis personalizados transformam ambientes e tecem momentos afetivos no lar.| Foto: Shutterstock
  • Por Rudegon
  • 05/10/2021 13:41

Vamos fazer um exercício de visualização. Imagine o seu cômodo preferido em sua casa e então remova todos os móveis presentes nele. Logo verá que um ambiente sem móveis não passa de uma sala vazia, sem personalidade.

Essa é a maneira mais prática de explicar a importância da marcenaria em nossa vida, e de como os móveis são peças fundamentais para transformar uma casa em um verdadeiro lar.

Entretanto, criar um lar através de móveis costuma ser um processo desafiador, devido às inúmeras decisões que você precisa tomar. Sabemos que quanto mais sua casa refletir sua personalidade, melhor, mas como garantir que seus móveis expressem sua identidade?

Separamos seis dicas fundamentais para auxiliá-lo neste processo. Confira!

1 - A escolha do material

Antes de tudo, é preciso garantir que suas escolhas estejam de acordo com o local em que o móvel será instalado. No caso de casas próximas ao litoral, por exemplo, acabamentos e ferragens em inox prolongam a vida útil do mobiliário.

O mesmo vale para banheiros ou áreas externas, como churrasqueira e piscina, que podem sofrer com umidade ou calor intenso. Os materiais propícios para cada tipo de ambiente podem ser conferidos com seu arquiteto ou com o marceneiro responsável pelo projeto.

2 - Ergonomia

Um bom móvel se torna indispensável no dia a dia. Bancadas no banheiro, armários na cozinha ou guarda-roupas no quarto: é muito provável que você abra as portas dos seus móveis dezenas de vezes durante o dia em busca dos seus pertences.

Portanto, a praticidade deve ser priorizada. Posicionar os móveis de maneira inteligente torna a vida cotidiana mais confortável e produtiva. Nesse quesito, a posição dos puxadores não deve ser negligenciada. Móveis difíceis de abrir ou de alcançar, além de serem irritantes, também prejudicam a saúde e a postura de quem depende diariamente deste mobiliário.

Ainda sobre meios de facilitar o cotidiano, assim como a posição dos puxadores, é importante atentar-se às dobradiças, corrediças e articuladores dos seus móveis. É possível investir em amortecimento e corrediças inteligentes que não deixam as portas baterem, evitando o barulho irritante das portas se chocando e, de quebra, aumentando a vida útil da marcenaria.

3 - Design

Quanto o assunto é imprimir personalidade em seus móveis, investir em design é o caminho mais apropriado. Para isso, busque inspiraçõeson-line, revistas e visite showrooms para ser confrontado com as diversas opções disponíveis em marcenaria e arquitetura.

Também converse com seu arquiteto e marceneiro para que, juntos, busquem por soluções únicas e satisfatórias. São inúmeros os formatos, materiais, texturas, cores e estilos que podem ser escolhidos. Traçados os limites impostos pelo orçamento e ambiente, o céu é o limite quando o assunto é marcenaria.

4 - Em busca da versatilidade

Embora possa ser desafiador fazer tantas escolhas, pensar fora da caixa é uma maneira de inovar na confecção dos seus móveis. A solução mais óbvia nem sempre é a certa e, muito menos, a única.

Um bom exercício para pensar fora da caixa é se libertar dos conceitos pré-existentes, pois existem várias funções para um mesmo produto e mesmo ambiente. Um exemplo disto são as torres multiplug, que são uma forma diferente e inteligente de garantir ainda mais praticidade em algo tão indispensável quanto uma tomada.

5 - Otimização dos espaços

Mesmo com as substituições, mudanças e estragos naturais, espera-se que um móvel seja duradouro e que fique bastante tempo na casa das pessoas. Por isso, é indicado usar ferragens inteligentes que otimizam espaços internos e atendem às necessidades dos moradores.

Afinal, a vida sempre surpreende. A longo prazo, talvez sua família cresça, seu emprego mude e você precise de mais espaço. Portanto, otimizar os espaços é uma maneira de prolongar a vida útil do seu móvel, visto que sua confecção estratégica o torna indispensável em qualquer etapa da sua vida.

6 - Luz e automação

Um ambiente bem iluminado, além de prático, também é sofisticado. Ajuda a ampliar o espaço e, quando integrado em sistemas de casas inteligentes, é bastante útil. Logo, investir em sensores de iluminação de portas também é uma forma de valorizar o móvel e, consequentemente, seu imóvel.

A Rudegon possui o mais completo estoque de materiais para fabricação de móveis planejados de Curitiba e Região Metropolitana. Em 34 anos de história e aperfeiçoamento, oferece atendimento direto ao arquiteto, serviço de entrega, atendimento especializado em projetos e o melhor sistema de aproveitamento de corte de chapas, evitando desperdício de matéria prima.

Clique para acessar o site da Rudegon ou visite as unidades físicas!