Conhecidos pela alta resistência à umidade, o MDF de miolo verde e o laminado estrutural são os mais indicados para áreas molhadas.
Conhecidos pela alta resistência à umidade, o MDF de miolo verde e o laminado estrutural são os mais indicados para áreas molhadas.| Foto: Shutterstock
  • Por Rudegon
  • 05/10/2021 14:02

Quando o assunto é mobiliário de ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, é comum ter receio quanto à durabilidade e qualidade dos materiais usados. Afinal, móveis também são investimentos e ninguém quer um armário ou painel estufado devido a umidade.

Mas, você sabe qual o melhor revestimento para ambientes úmidos? Separamos as principais dicas nos tópicos abaixo.

MDP, MDF E MDF de miolo verde: entenda as diferenças

Sem sombra de dúvida, o MDF comum é o mais utilizado na marcenaria. Diferente do seu parente menos evoluído, o MDP, sua composição não leva três camadas de madeira triturada, e sim placas de madeira aglutinadas e fixadas por meio de alta pressão. Portanto, apresenta alta densidade e aparência plana.

A razão pela qual o MDF é mais utilizado deve-se, também, a sua flexibilidade de uso. Diferente do MDP, que não suporta curvaturas e restringe-se ao uso em móveis retos, o MDF permite cortes diversos. Também absorve menos tinta do que o MDP, o que garante um melhor acabamento final, sem irregularidades na superfície.

Entretanto, o MDF comum não é o mais indicado quando o assunto é área úmida. Já existem no mercado opções com índices menores de absorção de umidade, como o MDF de miolo verde que, além de possuir tratamento antibacteriano, também é resistente a umidade.

Sua principal vantagem é o fato de que seu uso não é restrito aos ambientes internos — também é possível usá-los em portas, painéis, móveis e rodapés de áreas externas. Dependendo do fabricante e do modelo, há garantia estendida de até cinco anos e diversas opções de cor para escolher.

E para um acabamento ideal, é preciso ficar atento quanto à colocação e qualidade das fitas de borda. Hoje em dia, a mais usada é a de PVC, que proporciona benefícios como agilidade na colagem, excelente acabamento com alta durabilidade, alta vedação dos móveis contra umidade e ainda proteção contra impactos.

Laminado estrutural ou decorativo: principais usos

Outro material que é à prova d’água é o laminado estrutural. Especialmente aplicado horizontal e verticalmente pela necessidade de alta resistência mecânica, apresenta boa performance contra manchas, calor, vapor e umidade.

Ou seja, é muito utilizado em banheiros, lavabos e pias, principalmente de áreas públicas como shoppings, hospitais e instituições diversas.

Já o laminado decorativo é resistente a água. Entretanto, assim como o MDF de miolo verde, o material não pode ser molhado ou submergido em água. A resistência é somente à umidade.

Principais cuidados com a limpeza do MDF

Para limpezas mais pesadas, uma pano úmido com querosene, álcool 90%, acetona e limpa vidros costumam ser satisfatorio. Depois do produto, basta passar um pano seco para remover o excesso.

Também é indicado limpar no mesmo sentido, evitando movimentos circulares. Dicas como essas prolongam a vida útil do seu móvel e evitam estragos a longo prazo.

Por outro lado, produtos abrasivos, como o Thinner, além das ceras, silicones e lustra móveis não são indicados para a limpeza de materiais em MDF, pois podem causar manchas, corrosões e bolhas na superfície.

A limpeza correta do material é essencial para a manutenção do acabamento e para a perservação da peça. Essas dicas são fundamentais para que você prolongue a vida útil do seu móvel

Gostou das informações dispostas neste artigo? Na marcenaria Rudegon você encontra uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas sobre MDF, áreas úmidas e qualidade do material. Saiba mais no site da empresa e faça uma visita às lojas físicas!