Quando o assunto é combinação de cores de MDF, existem várias técnicas que auxiliam na escolha das tonalidades ideais para o seu projeto.
Quando o assunto é combinação de cores de MDF, existem várias técnicas que auxiliam na escolha das tonalidades ideais para o seu projeto.| Foto: Shutterstock
  • Por Rudegon
  • 26/11/2021 10:42

O primeiro passo de quem vai reformar um móvel é planejar, pensar em como você quer que fique, cores, design. Mas podem, sempre, ficar aquelas dúvidas: será que essas cores estão combinando entre si? Será que minhas escolhas estão ornando?

A dúvida na hora de escolher cor, estilo e textura do MDF não é um caso isolado. Diante tantas opções, é difícil saber quais combinações são boas e quais podem se tornar um arrependimento a longo prazo. Além disso, ninguém quer investir em móveis e acabar enjoando, não é mesmo?

Fundada há mais de trinta anos, a Rudegon é a maior revendedora de produtos para a construção e acabamento de móveis planejados e ambientes. Dado seu estoque variado, possui todas as opções para os marceneiros construírem um ambiente que reflita a personalidade e o estilo do seu cliente.

Anne Oelke, fundadora do canal @marcenariaforadacaixa, é parceira da Rudegon e produziu um ebook sobre as tendências de combinação de cores de MDF, em colaboração com a Duratex. O material está disponível para download gratuito no Clube Duratex, mas nós separamos os pontos principais trazidos por Anne nos tópicos a seguir.

Com eles, ficará mais fácil selecionar as cores e estilos para o seu novo ambiente. Confira!

Tipos de combinações

  1. Por color play
    Fazer combinações por color play nada mais é do que diagnosticar as cores dentro de um padrão de MDF e escolher as peças com tonalidades iguais ou similares. Por exemplo, sempre que se deparar com uma peça que tenha bastante cores em sua composição, o ideal é combinar com tonalidades mais sóbrias que façam parte da cor principal.
  2. Por tom sobre tom
    Já velha conhecida, é a combinação por nuances e tonalidades. Entretanto, quanto mais rápido você perceber as cores que compõem o MDF escolhido, mais fácil será fazer combinações com ele. Dessa forma, é possível fugir do básico das cores fechadas como a sequência vermelho < rosa < rosinha, e partir para misturas mais ousadas e harmoniosas.
  3. Por cores opostas e análogas
    Dentro de um círculo cromático, é possível fazer combinações com cores que estão opostas umas às outras. O mesmo ocorre com cores análogas, que seria fazer misturas com tonalidades que estão lado a lado no círculo cromático.
  4. Por tríades e quadriláteros
    Composições criadas por um triângulo de três lados iguais ou um quadrado dentro do círculo cromático também funcionam super bem.

A importância das cores

Além dessas dicas, dependendo da cor escolhida como predominante dentro do ambiente, é possível causar sensação de conforto ou desconforto. Tudo depende da maneira com a qual essas cores foram combinadas. Além disso, determinadas personalidades combinam melhor com determinadas cores. Esse conhecimento é interessante de ser aplicado dentro da decoração, pois é uma forma de refletir a identidade do cliente.

Neste aspecto, não é incomum escolher cores que nem sempre ornam perfeitamente no ambiente. Quando isso ocorre, cabe pedir aos projetistas, designers e arquitetos por auxílio. Eles saberão dizer quais são as cores que harmonizam melhor no espaço.

Estilos de decoração e a importância da iluminação

De maneira geral, existem sete estilos predominantes de decoração atualmente: industrial, contemporâneo, romântico, minimalista, maximalista, brasileira e o rústico. É possível orientar os clientes por meio desses estilos, visto que cada um deles já possui sua paleta de cor específica e as combinações que mais ornam no ambiente.

Em contrapartida, é interessante atentar-se quanto à iluminação escolhida. Se a iluminação for quente, por exemplo, todos os elementos da casa ficarão com um aspecto mais amarelado. Por elemento, entende-se tanto o MDF, como as cortinas, os quadros e as cores com a qual a casa foi pintada. Por outro lado, se a iluminação for fria, os elementos ficarão com aspecto azulado.

Gostou dessas dicas? A Rudegon oferece visita guiada no showroom para aqueles que desejam conferir o que existe de mais moderno e inovador em móveis e ambientes. Além disso, possui arquitetos e design de interiores disponíveis para auxiliá-lo na montagem do seu projeto.

A Rudegon está sempre de portas abertas para atendê-lo!

Clique aqui para acessar o site e faça uma visita à loja física.