Sacas HUB é um dos ambientes com a temática industrial na decoração.
Sacas HUB é um dos ambientes com a temática industrial na decoração.| Foto: Mauro Campos/Divulgação
  • Por Sacas Hub
  • 02/09/2021 12:29

Novos empreendimentos ligados à gastronomia têm adotado, em seu estilo, referências fortes, nos projetos, do estilo Soho, amplamente reforçado pelo padrão dos empreendimentos em Nova York, nos Estados Unidos. Lá, onde um antigo bairro industrial das décadas passadas e abandonado se tornou o “queridinho” dos nova-iorquinos, novos empreendedores foram em busca de aluguéis baratos e espaços amplos.

Nessa tocada, os antigos barracões industriais deram espaço à escritórios, cafés, lojas e restaurantes descolados que misturam a arquitetura rústica e bruta dos barracões a elementos de adaptação, com ferragens pretas, tubulações, lâmpadas quentes e paredes que mesclam tijolos antigos descascados e cimento queimado.

Toda essa referência chegou ao Brasil e tomou conta dos conceitos em diversos segmentos, mas, na gastronomia, ganhou mais espaço e tem sido o foco de novos empreendimentos que buscam ter uma cara mais moderna e antenada. Nesse sentido, o arquiteto Givago Ferentz, que coordena o escritório de arquitetura que leva seu nome em Curitiba, se tornou referência nos projetos desenvolvidos com essa pegada Soho no Brasil.

Segundo Givago, projetos que constam elementos Soho podem conter ou não características naturais do espaço com essa identidade, ou pode ser simulado e criado.

“Geralmente os empreendimentos são alugados, então, nem sempre o proprietário concorda com mudanças drásticas. Caso não seja possível ou não haja elementos industriais no espaço natural, é possível investir em revestimentos e tubulações cenográficas que criem essa aparência Soho sem precisar de grandes intervenções”, revela.

Paredes com revestimentos ou naturais, com os tijolos antigos e rústicos à mostra, pisos ou paredes com pintura ou cimento queimado mesmo. Sistema de iluminação fictícios ou não com tubulações externas, aparentes, além do uso das famosas lâmpadas que imitam as antigas lâmpadas amarelas, são destaques nesse conceito de decoração.

Para restaurantes, adegas e cafés, essa decoração proporciona um ambiente intimista, acolhedor, sofisticado e romântico para os clientes.

Givago Ferentzse destaca em Curitiba com o uso do conceito Soho na gastronomia.
Givago Ferentz se destaca em Curitiba com o uso do conceito Soho na gastronomia. | Mauro Campos/Divulgação

Serviço:

Givago Ferentz
Alameda Carlos de Carvalho, 1286 – Batel
givago@givagoferentz.com.br
www.givagoferentz.com.br
Instagram: @givagoferentzarquitetos
Facebook: givagoferentzarquitetos
Pinterest: givagoferentzarquitetos

Sacas HUB Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1286 – Batel Instagram: @sacashub