Projetos na área médica exigem equilíbrio entre conforto e qualidade técnica.
Projetos na área médica exigem equilíbrio entre conforto e qualidade técnica.| Foto: Shutterstock
  • Por Sakaguti Arquitetos Associados
  • 13/07/2021 17:24

Já passou o tempo em que hospitais e consultórios médicos eram todos iguais. Com o avanço da arquitetura hospitalar nos últimos anos, oferecer conforto a médicos, colaboradores, pacientes e acompanhantes não é mais algo inviável ou incomum.

Planejar um hospital ou clínica médica é um trabalho bastante complexo e multidisciplinar. Afinal, há diversos tipos de instalações e serviços que são prestados em um mesmo edifício; além das funcionalidades, temos todas as regulamentações no que diz respeito à Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Normas Brasileiras, Leis e Decretos e as especificações dos equipamentos médicos e de diagnósticos.

Planejamento do projeto

Escolher um arquiteto especializado na área médica é essencial na hora de projetar um hospital ou clínica.  “O profissional da área de arquitetura que atende a área médica tem uma clara visão de todos os eventos que terão interface com o projeto, desde as aprovações legais e ambientais como também a coordenação e compatibilização dos projetos complementares de instalações", explica Adolfo Sakaguti, da  Sakaguti Arquitetos Associados, especializado em arquitetura hospitalar.

O profissional precisa entender e aplicar conceitos novos e tradicionais. A arquitetura hospitalar baseada em evidências médicas permite ir ao encontro de terapias e interação com pacientes, acompanhantes, colaboradores, com a intenção de minimizar os traumas de procedimentos hospitalares, além de diminuir tempo de internamento e custos com operacionais. Por isso, a compreensão de tudo e de todo o funcionamento dos espaços, equipamentos instalados, tipos de piso, iluminação, ventilação, janelas, estruturas, entre outros, são fatores preponderantes para o sucesso do projeto.

"São informações muito específicas que, se não forem gerenciadas no momento certo, podem inviabilizar usos, reformas e/ou ampliações futuras, pois toda instituição de Atendimento à Saúde é muito dinâmica, exigindo constantes ajustes sem perder de vista o plano diretor", esclarece Sakaguti.

Sakaguti Arquitetos Associados: projetos inovadores com especialidade em arquitetura hospitalar

Comunicação clara para evitar problemas futuros

Um passo essencial é definir o programa de necessidades de modo bem detalhado. Segundo Sakaguti, um profissional qualificado sabe de todas estas interações, que quando ignoradas, podem causar retrabalhos indesejados.

“Qualquer modificação dentro de um estabelecimento em funcionamento cria traumas e desconfortos. Imaginem o transtorno causado por obras de reforma dentro de uma UTI ou Centro Cirúrgico em funcionamento, onde silêncio, conforto e assepsia são itens preponderantes”, comenta.

A escolha de um arquiteto especializado na área médica é essencial para garantir exigências técnicas e evitar problemas futuros.
A escolha de um arquiteto especializado na área médica é essencial para garantir exigências técnicas e evitar problemas futuros.| Shutterstock

Projetos arquitetônicos da área da saúde exigem atenção e cuidado redobrados, afinal é essencial prezar pela qualidade, requisitos técnicos e obrigações legais. O custo da construção e dos equipamentos é alto, então erros são altamente comprometedores. As aprovações em órgãos específicos devem ser obtidas antes mesmo de pensar em construir.

Acesse e conheça melhor o escritório Sakaguti Arquitetos.