Acompanhar projetos arquitetônicos pode ser um desafio para empresários e diretores.
Acompanhar projetos arquitetônicos pode ser um desafio para empresários e diretores.| Foto: Shutterstock
  • Por Sakaguti Arquitetos Associados
  • 13/07/2021 17:11

A boa apresentação estética de uma empresa, escritório ou estabelecimento é um grande diferencial na hora de fazer negócio. Causar uma boa primeira impressão ao público é o primeiro passo para garantir futuros clientes.

Sabendo disso, diretores e gerentes de grandes empresas vêm encarando o desafio de acompanhar uma obra ou projeto de melhorias. Porém, para quem não é da área, acompanhar projetos arquitetônicos e todas as suas interfaces se torna um grande desafio, afinal, falta conhecimento.

Então, para possibilitar o exercício pleno das atividades pretendidas sem percalços, é importante ter toda a documentação e detalhes administrativos do projeto acertados.

Atenção à documentação

Ter posse de Alvarás, licenças, documentos e outras questões legais, certamente é o a primeira e mais importante etapa. Porém É bastante comum que, por falta de conhecimento, essas sejam negligenciadas, causando problemas e prejuízos maiores ao no decorrer do projeto e na finalização da obra.

“Projetos comerciais, institucionais, hospitalares, entre outros, têm uma sistemática com vinculações de aprovações de órgãos públicos que, necessariamente, devem estar solucionados antes mesmo da apresentação do projeto arquitetônico junto à Secretaria de Urbanismo”, explica Adolfo Sakaguti, da  Sakaguti Advogados Associados.

Ele comenta, ainda, que as aprovações precisam ser monitoradas passo a passo para que nenhuma etapa ou prazo seja esquecido. “Findo o processo de aprovação, passa-se para a execução de obra e ao finalizá-la necessita-se de um documento comprobatório da sua conclusão. Este documento é que permitirá o funcionamento inequívoco das atividades da empresa”, conta Sakaguti.

Por isso, é essencial o direcionamento de um arquiteto qualificado em todo o decorrer da obra. “Se o processo não for executado da forma indicada, a probabilidade de criar passivos administrativos é alta, o que pode inviabilizar o início das atividades”, esclarece o arquiteto.

Escolha de profissional qualificado

Sakaguti explica que a escolha de um arquiteto experiente é o diferencial para o sucesso da empreitada. “Inevitavelmente deve se buscar referência dos casos bem sucedidos, muitas vezes por indicações de amigos como também buscas na internet endossadas por reuniões presenciais, onde o cliente e profissional praticam o conhecimento mútuo".

Além de buscar por profissionais qualificados e com boas referências, é interessante dar atenção ao portfólio do profissional, entendendo também a abordagem estética do arquiteto. "As referências no histórico do arquiteto, nesta relação de negócios, aumentam a confiança, uma vez que o cliente tem acesso ao portfólio do profissional, o cliente deve fazer as pesquisas necessárias para esclarecer eventuais dúvidas", esclarece Sakaguti.

Sakaguti Arquitetos Associados: profissionais qualificados e projetos que expressam personalidade

Acompanhamento do projeto

Além da documentação necessária e a escolha de profissional qualificado, é importante desde as negociações iniciais, esclarecer a necessidade de um acompanhamento no decorrer do projeto. Afinal, diversas dúvidas podem surgir durante o andamento das obras.

"Na sequência dos trabalhos, a necessidade de acompanhamento profissional do projeto varia. Os escritórios de arquitetura podem seguir tanto o próprio modus operandi quanto um procedimento padrão todo sistematizado", explica Sakaguti.

O arquiteto complementa que as grandes empresas criam departamentos específicos de atendimento com profissionais gabaritados para isso. Após esta fase de decisão qualitativa, passa-se para a fase de compromissos legais que são descritos no contrato de prestação de serviços, onde se discrimina direitos e obrigações de parte a parte.

O acompanhamento de arquitetos qualificados garante a legalidade e melhor desempenho do projeto arquitetônico.
O acompanhamento de arquitetos qualificados garante a legalidade e melhor desempenho do projeto arquitetônico.| Shutterstock

No escritório Sakaguti Arquitetos Associados, os profissionais assessoram os clientes desde o início da contextualização do desenvolvimento do projeto até o fim do processo documental, onde a empresa estará apta a desenvolver suas atividades.

Ambientes bem construídos têm um grande impacto nos serviços prestados por uma empresa. O andamento do projeto pode decorrer de diversas formas, logo, ter o acompanhamento de um profissional da área que se responsabilize por todas as questões legais e esclareça eventuais dúvidas para o encaminhamento de um projeto eficiente e econômico, garantirá o sucesso da obra.

Acesse e conheça os projetos realizados pela Sakaguti.