Colaboradores são mais produtivos quando se sentem valorizados.
Colaboradores são mais produtivos quando se sentem valorizados.| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 20/09/2021 09:46

A saúde física e mental dos funcionários deve ser prioridade dentro de qualquer empresa, já que, assim como aponta a pesquisa da Harvard Business Review, funcionários deprimidos rendem 18% menos do que o restante. Portanto, você deve estar sempre atento às necessidades de sua equipe e pensar que a satisfação dos colaboradores é um planejamento e um gasto extremamente relevantes.

Por esse motivo, preparamos 5 dicas para você oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus funcionários, olha só:

1. Ergonomia

A ergonomia consiste nos cuidados com o profissional dentro e fora do ambiente de trabalho. Ela estuda a organização do trabalho e a interação entre os homens e seus equipamentos. Seu objetivo é oferecer conforto e segurança, evitando, por exemplo, acidentes, lesões e doenças. Basicamente, ela é dividida em três áreas: física, cognitiva e organizacional.

A ergonomia física analisa a relação dos esforços físicos e a anatomia do ser humano, como sua postura, seus movimentos repetitivos, manuseio de materiais e possíveis distúrbios musculoesqueléticos.

a ergonomia cognitiva observa os esforços emocionais e cognitivos exigidos no cotidiano do trabalhador.

Por fim, a ergonomia organizacional analisa a empresa como um todo, entendendo a dinâmica, os processos, as políticas e o trabalho em equipe dos funcionários.

Sendo assim, aplicar a ergonomia em seu negócio ajudará a observar o que precisa ser melhorado a fim de ter um ambiente profissional seguro e saudável.

2. Plano de carreira

O plano de carreira oferece ao trabalhador uma oportunidade de crescer dentro da empresa, uma vez que demonstra o caminho que ele poderá percorrer e quais são as exigências e expectativas para alcançar a posição desejada.

Ao estruturar um programa de plano de carreira, você estará mostrando aos funcionários e futuros talentos que se preocupa com seus futuros, aliviando as preocupações emocionais que a falta de segurança traz. Além de oferecer oportunidade de desenvolvimento, eles se tornarão profissionais cada vez mais capacitados.

3. Ambiente favorável e descontraído

Nada como um lugar que parece com a nossa casa, não é mesmo? Por isso, ao invés de ter um espaço fechado, sem cores e rigoroso, deixe-o confortável e tranquilo. Uma dica é decorar o escritório com itens coloridos e diversos, como quadros, puffs, sofás, cafeteiras e assim por diante. Ainda, flexibilizar a regra de vestimenta pelo menos um dia na semana trará um diferencial.

Conheça a rede de atendimento do plano Dra. Santa Saúde aqui.

4. Intervalo

Trabalhar 8h por dia não é tarefa fácil. Mesmo com 1h de almoço, o estresse de passar horas fazendo o mesmo serviço, às vezes até no automático, pode gerar um grande desconforto e causar sintomas constantes, como dor de cabeça e dor muscular.

Por esse motivo, incentivar pausas curtas ao longo do dia possibilita que os funcionários recuperem a energia e voltem ao trabalho com outra disposição.

5. Pacote de benefícios

Os benefícios são essenciais para atrair e incentivar os seus colaboradores a permanecerem na empresa, já que muitos podem trocar emprego por conta disso. Os pacotes mais populares contêm VR (Vale-Refeição), VA (Vale-Alimentação), cesta básica, bolsa de estudo e, principalmente, assistência médica.

Um dos benefícios mais buscados, a assistência médica traz alívio aos funcionários por possibilitar que eles preservem seu bem-estar, principalmente se for um plano completo e de qualidade.

O Dra. Santa Saúde garante à sua empresa tudo que a sua equipe precisa para ter um desempenho excepcional! Em nossos serviços, oferecemos hospital 24h, médicos qualificados, hospital de emergência e muito mais. Ainda, nossos planos são acessíveis e com coparticipação a custo zero*.

*Consulte condições com nossos representantes.

Funcionários felizes e satisfeitos refletem em uma empresa mais organizada e profissional.
Funcionários felizes e satisfeitos refletem em uma empresa mais organizada e profissional.| Crédito: Shutterstock

Agora você está pronto para proporcionar uma nova experiência aos seus colaboradores! Atente-se às suas dificuldades e demonstre que a empresa se preocupa com a saúde de todos. Um trabalhador feliz é imbatível!

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas de como proporcionar o melhor de saúde para os seus funcionários. Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.