A Santa Casa de Curitiba está investindo e ampliando a sua estrutura.
A Santa Casa de Curitiba está investindo e ampliando a sua estrutura.| Foto: Reprodução Santa Casa
  • Por Santa Casa
  • 07/01/2022 16:13

A Santa Casa de Curitiba é pautada pela adaptação e inovação perante os diversos desafios. A cada ano, a instituição estabelece e define suas metas em prol de continuar sendo uma unidade de referência para todo estado do Paraná.

Com mais de 141 anos de história, a Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, é sinônimo de excelência e tradição.

Para 2022, o hospital traçou metas no campo de desenvolvimento tecnológico e humano, evidenciando o compromisso com a qualidade na assistência à saúde. Entre as principais inovações estão a ampliação na estrutura e a instalação de um heliponto para agilizar a captação de órgãos em casos de transplante.

Confira as Metas de Inovação da Santa Casa para 2022:

Ampliação da Unidade 9

A Santa Casa possui uma complexa estrutura com laboratórios, Centro de Diagnóstico e Tratamento, Centro Médico para consultas ambulatoriais, além do Pronto Atendimento Dra. Wanessa Portugal, que conta com as mais atuais práticas de assistência à saúde.

Para complementar toda essa estrutura, a Santa Casa está com a reforma em andamento da futura Unidade 9. O novo espaço será em sua maioria para acolher pacientes recém-transplantados, oferecendo um acompanhamento minucioso e garantindo a prevenção da rejeição dos órgãos. A unidade terá quartos individuais e duplos, além de poder atender até 1 mil pacientes por ano.

Projeto Heliponto

| Imagem: Shutterstock

Complementando o atendimento com a Unidade 9, a Santa Casa tem como Meta para 2022 o desenvolvimento e início da construção do Heliponto. A nova estrutura irá impactar a prestação de saúde em Curitiba e no Paraná, além de agilizar a captação de órgãos para transplante.

O Heliponto contará com unidades de internação tecnológicas, ambulatórios, salas de diagnóstico e quimioterapia. Serão ao todo, oito andares com uma área total de 5 mil metros quadrados. O prédio marca um capítulo de esperança para aqueles que estão na espera de um doador compatível.

A Santa Casa de Curitiba é referência em transplantes de coração e de rins no estado. Com o projeto, órgãos compatíveis que podem salvar uma vida, mas que estão em outra cidade ou mesmo estado, poderão chegar mais rápidos até o destino.

Reformulação do Centro Cirúrgico

A Santa Casa de Curitiba realizou mais de 15 mil cirurgias no último balanço de 2019/2020. Um número expressivo mesmo durante a pandemia. Com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda cresce, já que o hospital é referência em diversos procedimentos cirúrgicos.

Para 2022, como forma de proporcionar e acomodar ainda mais esses pacientes que buscam por qualidade de vida, o hospital tem o plano de Reformulação do Centro Cirúrgico. A reforma irá oferecer um ambiente mais moderno, acolhedor e com complexa estrutura para melhor atender a todos.

Além de salas de cirurgia totalmente equipadas, a reforma também irá impactar em Salas de Recuperação Pós-Anestésica (REPAI) com mais comodidade e bem-estar aos pacientes. Essas inovações são o compromisso da Santa Casa em continuar a se desenvolver na área da saúde e reforçar o seu papel de prestadora de atendimento pautado na humanização.

Projeto Coração Dinâmico

Continuando a trilhar seu caminho na atuação cirúrgica, a Santa Casa de Curitiba também traz como Meta para 2022 o desenvolvimento do Coração Dinâmico. O projeto se caracteriza pela busca na modernização e qualificação de instrumentos cirúrgicos para procedimentos cardiovasculares e neurológicos minimamente invasivos.

O projeto ainda busca substituir o segundo equipamento de hemodinâmica para um mais moderno e inovador, seguindo as tendências tecnológicas em saúde. O novo equipamento poderá atender cerca de 9 mil pacientes em 10 anos de vida útil, sendo também oferecido para atendimentos via SUS.

Novo Ambulatório Nossa Senhora da Luz

A Santa Casa está de cara nova. E frente às novas inovações, uma das mais ousadas Metas para 2022 é o projeto de recuperação do prédio histórico localizado na Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba.

Ampliação da estrutura trará mais conforto, modernidade e tecnologia para o atendimento dos pacientes.
Ampliação da estrutura trará mais conforto, modernidade e tecnologia para o atendimento dos pacientes.| Reprodução Santa Casa

O objetivo é transformar o Edifício Nossa Senhora da Luz em um ambulatório de especialidades da Santa Casa, facilitando o acesso ao paciente e oferecendo uma estrutura ampla, completa e totalmente voltada para o atendimento via SUS.

No atendimento oferecido estarão as mais de 23 especialidades referências da Santa Casa de Curitiba. O projeto ainda prevê um andar para estudos acadêmicos e dois andares de apoio administrativo. Com a reforma, a instituição poderá atender até 180 pacientes ao ano. Ainda, a reforma é um empenho da instituição com o patrimônio cultural em torno da catedral.

A cada ano, a Santa Casa de Curitiba desenvolve metas arrojadas para o constante desenvolvimento da instituição. E cada meta tem o objetivo de fortalecer ainda mais a qualidade e excelência no atendimento ao paciente.

Venha conhecer a nova Santa Casa e se surpreenda!