Acervo do museu foi montado em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP)
Acervo do museu foi montado em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP)| Foto: Divulgação
  • Por Santa Casa
  • 14/10/2021 11:20

Um imenso acervo da história da medicina brasileira encontra-se preservado e catalogado no Museu da História da Medicina do Paraná.

Inaugurado em 2019, o museu proporciona a seus visitantes uma rica viagem pela história da medicina paranaense, exatamente onde tudo começou.

Localizado na Santa Casa de Curitiba, que durante muitos anos foi o único hospital da capital do Paraná, o espaço possui um acervo com mais de 3 mil peças em exposição, dispostas em oito espaços.

História preservada

Há mais de um século, os primeiros passos da medicina no Paraná foram dados, muitos deles no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, um edifício histórico fundado em 1880, com a presença do imperador Dom Pedro II.

Homens e mulheres iniciaram uma longa e importante jornada de pesquisa, ensino, cuidado e inovação, todos com o propósito de curar e salvar vidas.

Para guardar toda essa memória, a Santa Casa de Curitiba passou por um longo e importante processo de preservação e restauração, através da Lei Rouanet e, assim, em 2015, o prédio foi entregue.

Dessa forma, em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP), o que no início seria apenas um centro cultural se transformou em um museu, o primeiro do Paraná a contar a história secular da medicina no estado, inaugurado em 2019.

Um espaço cultural e científico

Após seu processo de restauro, o prédio da Santa Casa, além do seu importante papel para a ciência e medicina, assumiu uma nova função: compor a cena cultural de Curitiba.

Assim, com a abertura do Museu da História da Medicina do Paraná, um moderno hospital em franca atividade passou a dividir espaço com um acervo histórico, que resgata e eterniza o legado deixado pelos pioneiros da medicina paranaense.

Acervo preservado

A Santa Casa de Curitiba, em sua parte mais antiga e preservada pelo patrimônio histórico, expõe algumas das peças que compõem o acervo da Associação Médica do Paraná.

Assim, o Museu da História da Medicina do Paraná abriga peças únicas, como o pulmão mecânico de aço, o primeiro elevador de Curitiba e a primeira farmácia da cidade.

Os visitantes podem mergulhar na história através de equipamentos e instrumentais doados por médicos, periódicos, diplomas, fotos, documentos diversos, entre outros objetos.

O Museu é dividido em oito espaços. São eles:

Capela

Elogiada por Dom Pedro II, o espaço religioso do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia realiza celebrações até hoje. Devido à Covid-19, o espaço se limita no momento a colaboradores e pacientes. O público em geral, no entanto, pode assistir às missas diárias no canal do YouTube.

Curadoria

Alguns exemplares históricos do acervo da antiga biblioteca do hospital estão expostos no museu.

Assim, além do material bibliográfico, o museu guarda importantes escritos, como os livros de ata de fundação da Santa Casa, de entrada e saída de pacientes, de donativos, de óbitos e relatórios institucionais.

Você sabia que pode fazer uma doação para o Museu? Acesse o site e veja como.

Escadaria

A arquitetura da Santa Casa de Curitiba é considerada eclética, por apresentar elementos de diversos estilos e épocas. Um dos destaques é o amplo hall de entrada do prédio, com uma combinação de refinada arquitetura e arte sacra.

Dessa forma, o arranjo entre a escadaria de mármore, preservada desde o século XIX, em contraste com os vitrais artísticos, atribui uma grande importância ao espaço.

Farmácia

Um dos destaques do museu é a farmácia, a primeira da cidade de Curitiba, pioneira na produção de fármacos.

Foi somente em 1856 que a província recém-criada do Paraná conheceu o seu primeiro farmacêutico, o alemão Augusto Stellfeld. Assim, no ano seguinte foi inaugurada a primeira botica de Curitiba, num espaço cedido pela Santa Casa de Curitiba.

Ao visitar o museu, é possível se transportar para essa época, com os armários e frascos de medicamentos ainda lacrados e preservados, além de placa em que se lê “Pharmacia”, na grafia antiga.

Jardim

Na parte frontal do hospital é possível contemplar, além da arquitetura eclética da fachada, as esculturas e o jardim que compõem a paisagem urbana do entorno.

Sala de Medicina

Nesse espaço, o visitante pode conhecer relíquias variadas guardadas pelo professor Dr. Ehrenfried Wittig, como um pulmão mecânico, por exemplo.

Salão Nobre

Esse espaço é dedicado à memória dos grandes nomes que contribuíram para a instalação, desenvolvimento e permanência da Santa Casa de Curitiba.

Sótão

Uma visita ao sótão é uma verdadeira viagem ao tempo. É nesse espaço onde o visitante encontra parte da exposição do Museu da História da Medicina do Paraná.

Entre os cenários reconstituídos destacam-se o centro cirúrgico, com sua aparelhagem específica e de diversas épocas, e uma antiga enfermaria da Santa Casa.

O Museu da História da Medicina do Paraná está aberto para visitação agendada. Portanto, não hesite em ligar para o telefone (41) 9 9717-9491 e confirmar previamente sua visita no melhor horário.

Santa Casa: um marco para a medicina paranaense

A história do Hospital da Santa Casa de Curitiba se confunde com a história da medicina no estado do Paraná.

Isso porque, em 1880, o local foi aberto ao público oficialmente como o primeiro hospital da capital paranaense.

Assim, a Santa Casa, que foi a primeira escola da saúde, é considerada um marco da história da medicina paranaense.

Sendo assim, muitos procedimentos foram realizados de forma pioneira lá, como a primeira cesárea, o primeiro banco de sangue, o primeiro cateterismo cardíaco da América do Sul, entre outros.

Inclusive, desde 1957, a Santa Casa acolhe os estudantes de medicina de diversas universidades de Curitiba, funcionando como um hospital escola, referência em transplantes, em cardiologia de alta complexidade e em cirurgia bariátrica.

Dessa forma, até hoje, a Santa Casa de Curitiba é referência na medicina, com tratamentos pioneiros e modernos, assistência e estrutura completa e apoio acadêmico.

O que você acha de conhecer de perto a história da medicina paranaense? Acesse o site do Museu da História da Medicina do Paraná e entre em contato para saber como agendar uma visita.