Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Além de oferecer uma boa alimentação, a empresa precisa cuidar para que os refeitórios sejam locais saudáveis e agradáveis.
Além de oferecer uma boa alimentação, a empresa precisa cuidar para que os refeitórios sejam locais saudáveis e agradáveis.| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 14/10/2021 11:35

Quem trabalha o dia inteiro sabe muito bem o quanto faz falta uma boa alimentação. Isso porque a rotina agitada muitas vezes impossibilita que os funcionários de uma empresa consigam comer de forma saudável.

Em alguns casos, essa falta provoca o afastamento de colaboradores, já que eles adoecem por conta de uma dieta inadequada.

E se sua empresa costuma passar por isso, você sabe muito bem o quanto prejudica a produtividade do seu negócio quando a equipe está desfalcada.

Afinal, um prato balanceado e saudável reflete diretamente na qualidade de vida e na motivação de todos. Justamente por isso, algumas empresas implantam programas de alimentação no trabalho.

Mas é importante destacar que, além de oferecer boa comida, as melhores empresas ampliam essa rede de cuidado com o bem-estar do colaborador, oferecendo outros benefícios, como um plano de saúde, por exemplo.

Benefícios de uma alimentação saudável para os colaboradores

É através da alimentação que nosso organismo consegue absorver os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência.

Sendo assim, proteínas, vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias são essenciais para uma vida saudável e com mais qualidade.

Alguns alimentos, por exemplo, ajudam a melhorar a concentração, a memória, estimulam o cérebro e melhoram o humor, entre outros benefícios.

Por isso, a produtividade está diretamente ligada a uma boa alimentação, pois, quando bem nutrido, o colaborador tem a energia necessária para desempenhar suas atividades com disposição.

Além disso, uma pessoa saudável adoece menos e, consequentemente, não precisa se afastar de suas atividades diárias.

Um estudo da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) constatou que uma alimentação pouco saudável está associada a comportamentos negativos no desempenho do trabalho.

Por exemplo, hábitos alimentares ruins estão ligados à menor disposição das pessoas para auxiliar os colegas a realizarem tarefas, mesmo que não sejam de sua responsabilidade.

Conheça todos os serviços e especialidades da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Como estimular e cuidar da alimentação dos funcionários

A participação da empresa na rotina alimentar de seus funcionários pode acontecer de várias formas. Sendo assim, listamos algumas ações que você pode adotar para incentivar sua equipe a cuidar melhor da saúde.

Campanhas de conscientização:

Uma boa forma de começar a estimular seus colaboradores é educando eles sobre a importância de uma boa alimentação para o bem-estar físico e mental.

Dessa forma, você pode organizar palestras e dinâmicas para envolvê-los, realizar campanhas, entregar e enviar materiais informativos como forma de mostrar os motivos pelos quais eles devem se alimentar bem.

Boa alimentação na empresa:

Sua empresa também pode oferecer alimentação balanceada, com base na orientação de um nutricionista, além de locais adequados para os funcionários realizarem suas refeições, criando, assim, uma atmosfera agradável e saudável.

Ofereça um bom plano de saúde:

Uma ótima estratégia para motivar os funcionários e cuidar da qualidade de vida deles é oferecer benefícios, como um plano de saúde.

Afinal, além de uma boa alimentação, contar com o suporte nutricional e odontológico, por exemplo, é importante para prevenir problemas e garantir uma vida mais saudável, com muita produtividade no trabalho.

E mais, algumas pessoas têm restrições alimentares e, por isso, precisam de suporte especializado. Nesses casos, dietas restritivas sem acompanhamento profissional podem gerar sérios problemas de saúde.

A ampla rede de atendimento do Dra. Santa Saúde

O Dra. Santa Saúde oferece um modelo de atendimento fundamentado na Medicina de Família, focado na prevenção de doenças e na promoção da saúde e bem-estar de seus beneficiários.

Nesse modelo, o Dra. Santa Saúde consegue reduzir desperdícios e custos operacionais, garantindo um plano mais acessível e de baixo custo para o beneficiário.

Oferecido pela Santa Casa de Curitiba, em parceria com a MedHealth, o plano disponibiliza atendimento 24h, consulta virtual, médicos especialistas e uma ampla rede de especialidades, inclusive nutricionista.

Agora que você já sabe porque é importante cuidar da alimentação dos seus colaboradores, que tal conhecer todos os benefícios do Dra. Santa Saúde. Clique aqui e descubra como é fácil e acessível cuidar da saúde da sua equipe.