Envelhecimento da população brasileira exige estruturas adaptadas para atender esse público. São Lourenço Senior Living conta com infraestrutura para atender às necessidades de pessoas com mais de 60 anos.
Envelhecimento da população brasileira exige estruturas adaptadas para atender esse público. São Lourenço Senior Living conta com infraestrutura para atender às necessidades de pessoas com mais de 60 anos.| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 08/02/2021 14:55

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou. Em 25 anos, a média de vida da população aumentou 6,5 anos, alcançando a expectativa de 76 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os motivos para esse crescimento foi a melhoria de fatores socioambientais e atenção à saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Por isso, com o aumento da expectativa de vida, os idosos começaram a buscar envelhecer com mais qualidade. Um exemplo disso são as residências de alto padrão voltadas a idosos. O objetivo é oferecer uma rotina saudável, autonomia e convivência.

A São Lourenço Senior Living, residência de alto padrão em Curitiba, é o primeiro espaço da capital com infraestrutura projetada para atender às necessidades de pessoas com mais de 60 anos. Para isso, segue princípios para o bem-estar dos residentes como socialização, preservação da individualidade e atendimento multidisciplinar.

Em funcionamento há dois anos, o residencial estimula um dia a dia com autonomia e incentiva a vida ativa e a interação por meio de atividades recreativas que promovem a socialização para uma melhor qualidade de vida.

Residencial oferece uma série de atividades para promover a socialização entre os moradores.
Residencial oferece uma série de atividades para promover a socialização entre os moradores.| Shutterstock

O foco no modo de vida no residencial é, prioritariamente, a partir da percepção do idoso. A São Lourenço Senior Living oferece o máximo de independência aos moradores, desde a sua rotina em atividades de socialização - com outros idosos e familiares – assim como nas questões relativas à infraestrutura do espaço em que convivem.

Segundo a equipe da residência de alto padrão, o idoso precisa viver em um ambiente acessível e preparado para que se sinta protegido e acolhido, como se estivesse mesmo em casa, porém com toda segurança e adaptação que necessita. O residencial oferece um suporte à saúde com as melhores abordagens, mas sempre com estímulo à autonomia para que se sinta bem e, dessa forma, o ambiente colabore para proporcionar melhor qualidade de vida.

Cuidados a partir da percepção do idoso

O processo de envelhecimento naturalmente acompanha fragilidades, desde limitações do corpo e mente, até questões familiares. Entender essas características a partir do ponto de vista do idoso permite uma abordagem individualizada que leva em consideração a história do idoso e dialoga de forma empática com a realidade e as necessidades da pessoa. “Um dos aspectos é a percepção do próprio residente nesta valorização pessoal. Nossa equipe oferece o cuidado no acolhimento e, no decorrer da sua estadia, estabelece um vínculo individual de atenção que contribui para a longevidade”, explica o médico Vitor Brasil, que é especialista em medicina preventiva, com ênfase na população idosa, e mestre em Educação em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integra a equipe de saúde multidisciplinar em atuação na São Lourenço Senior Living.

A abordagem a partir da ótica da pessoa idosa permite um atendimento humanizado e afetivo. A equipe multidisciplinar desenvolve a empatia e a sensibilidade e esse acolhimento irá proporcionar alegria ao idoso.

Extensão de casa: a rotina do idoso e cuidados 24 horas

A São Lourenço Senior Living conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento 24 horas.
A São Lourenço Senior Living conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento 24 horas. | ShutterStock

O residencial oferece um ambiente acolhedor como extensão de casa, com acessibilidade para cadeirantes, elevador e amplos corredores de acesso. Disponibiliza suítes entre duplas e individuais, totalmente equipadas e decoradas, prontas para morar. Os quartos e banheiros possuem telefones e botão de emergência com ligação direta à enfermaria.

A estrutura conta com piso aquecido que garante conforto e temperatura agradável em áreas comuns e serviço de vigilância 24 horas, que pode ser acessada pelos familiares a partir de aplicativo no celular.

O residencial conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas, como médico, enfermeira gerontológica, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e cuidadores especializados.