Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Entenda a importância da atividade física na terceira idade
| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 13/12/2021 14:58

Com o aumento da expectativa de vida, a evolução da medicina e o maior acesso a canais de informação, os estereótipos do avô que fica no sofá o dia inteiro assistindo televisão ou da avó que passa a tarde sentada tricotando estão ficando para trás.

De fato, segundo dados do IBGE de 2015, no Brasil mais de 9 milhões de idosos praticam exercícios, sendo a caminhada a atividade preferida entre o grupo.

Essa mudança entre a população com mais de 65 anos demonstra que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e ativo. Afinal, culturalmente já entendemos que o envelhecimento é inevitável, mas ele pode ser muito diferente quando adotamos hábitos saudáveis.

Hoje em dia, os idosos estão preocupados em ter autonomia, saúde, disposição física e mental, além de controlar e diminuir suas dores e comorbidades para combater doenças e melhorar a imunidade. Então, o exercício físico se torna essencial para garantir essa qualidade de vida.

Saiba mais sobre a importância da atividade física na terceira idade e como incentivá-la cada vez mais.

Confiança e acesso são essenciais

Mesmo sabendo que exercícios físicos são importantes, muitos idosos acabam tendo dificuldade para confiar nos profissionais da saúde na hora de realizá-los.

A profissional de educação física Neiry Gasperin explica: “Frequentemente eles chegam receosos e com medo de se lesionar ou passar mal, entretanto, em pouco tempo já conseguem perceber o quanto a prescrição correta do exercício físico viabiliza a melhora da qualidade de vida e as atividades cotidianas”.

Dessa forma, segundo ela, conquistar a confiança é o primeiro passo para conseguir mostrar a importância da atividade física na terceira idade e ter bons resultados. Além disso, a população idosa também precisa ter acesso a grupos comunitários que realizam atividades gratuitas, porque muitas vezes a pessoa pode não ter condições financeiras para contratar esses serviços e ficar desmotivada, sem conseguir criar os hábitos saudáveis que ela gostaria.

O papel das instituições de longa permanência

Outro fator importante que precisa ser ressaltado quando falamos da importância da atividade física na terceira idade é o papel das instituições de longa permanência que hoje em dia hospedam muitos idosos.

Dentro desses espaços, a prática regular de exercícios torna-se ainda mais importante, porque ela aumenta a força muscular e a densidade mineral óssea, prevenindo quedas e fraturas que aumentam a dependência e a vulnerabilidade.

Portanto, cabe às instituições incentivarem os seus hóspedes a desenvolverem e manterem hábitos saudáveis que vão garantir mais autonomia nas atividades, para que eles não precisem mudar as suas rotinas. Assim, na hora de escolher um espaço é importante ficar atento às atividades que a equipe oferece!

Conheça a São Lourenço Senior Living

Na São Lourenço Senior Living todos podem envelhecer com qualidade, de forma ativa e saudável.

A equipe do espaço residencial está pronta para atender todos e oferecer atividades como dança e hidroginástica que trazem diversos benefícios para a saúde como: melhora no estado de humor e sintomas depressivos, diminuição do isolamento social e maior mobilidade.

Confira o site para saber mais sobre as acomodações e entrar em contato!