Como grupo de risco, idosos podem sofrer mais com os efeitos causados pelo estresse e solidão do isolamento social.
Como grupo de risco, idosos podem sofrer mais com os efeitos causados pelo estresse e solidão do isolamento social.| Foto: ShutterStock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 16/06/2021 14:25

O isolamento social e o estresse causados pela pandemia do coronavírus vêm impactando a todos de diversas formas, especialmente quando falamos em saúde mental. No caso dos idosos, que são grupos de risco, os efeitos podem ser ainda maiores.

Solidão na terceira idade

O envelhecimento, por si só, muitas vezes acaba desencadeando em certo isolamento. Seja pelo surgimento de doenças ou limitações físicas, ou simplesmente por ver os filhos construírem seus próprios núcleos familiares e saírem de casa, muitos idosos acabam socializando cada vez menos.

Agora, com o isolamento social recomendado pela OMS, a situação ganhou nova perspectiva. Muitos deixaram de ver até mesmo seus familiares ou tiveram de interromper sua rotina de atividades físicas ou sociais para permanecer em casa — um choque para quem gosta de ter uma vida ativa.

Então, se este é o seu caso, confira algumas formas de garantir que seu dia a dia continue saudável.

As dificuldades do isolamento social para idosos

Dependendo da situação do isolamento, se em casa com a família ou morando sozinho, por exemplo, os desafios serão diferentes. Mas em todos os casos éimportante acompanhamento e observação para não se sentir emocionalmente isolado, podendo desencadear quadros de estresse e depressão.

Outro problema ainda pode ser quanto à falta de um acompanhamento na rotina, que exige alguns pontos de atenção. Acompanhamento médico, compra de medicamentos e alimentos saudáveis são alguns dos cuidados que podem ser mais complicados com o isolamento, mas que não podem ser deixados de lado. Afinal, isso impacta diretamente na sua saúde e bem-estar.

Efeitos do isolamento social na saúde do idoso

Dentre os diversos efeitos que o isolamento social pode desencadear, um deles é a queda da imunidade. Seja por falta de exposição solar ou pelo próprio sentimento de solidão. Um estudo realizado pela Universidade de Chicago mostra que a solidão é um grande risco à saúde dos idosos.

Uma das formas de estimular a socialização é frequentando locais como o São Lourenço Senior Living. Com equipe capacitada e instalações adequadas, o espaço oferece diversas atividades interessantes e estimula o convívio social de forma segura. É possível realizar atividades físicas como hidroginástica e dança, além de terapias ocupacionais, cultivo de horta e oficinas de artes. Residenciais como a São Lourenço tem como proposta estimular autonomia e socialização dos idosos.

No São Lourenço, você pode utilizar as instalações de três maneiras:

  • Day Use São Lourenço: para quem quer passar o dia;
  • Temporada São Lourenço: para quem quer passar até 30 dias no São Lourenço. Indicado para pós-operatórios, viagens ou cuidados especiais;
  • Morar na São Lourenço: para quem quer morar e aproveitar toda a disponibilidade da equipe e benefícios do espaço.
Com segurança é possível estimular uma rotina saudável e fornecer bem-estar aos idosos mesmo em isolamento social
Com segurança é possível estimular uma rotina saudável e fornecer bem-estar aos idosos mesmo em isolamento social| ShutterStock

Em uma fase tão importante, mas também delicada, o isolamento social pode ter grandes efeitos na saúde mental e física do idoso. Por isso, é importante buscar soluções seguras, estimulando o bem-estar e buscando sempre uma ótima qualidade de vida no dia a dia.

Acesse o site e saiba como o São Lourenço Senior Living é a opção ideal para cuidar de quem você ama.