Respeito é essencial para garantir a qualidade de vida da população idosa.
Respeito é essencial para garantir a qualidade de vida da população idosa.| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 13/12/2021 15:07

A população idosa está em constante crescimento em diversos países, e a tendência é que esse grupo continue se expandindo.

Segundo as estimativas da ONU, a taxa de crescimento anual da faixa etária é de 3% — portanto, em 2050, teremos cerca de 2,1 bilhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Ou seja: os diversos avanços na medicina e mudanças de hábitos estão garantindo que possamos viver cada vez mais e melhor.

Porém, mesmo que o envelhecimento da população seja uma realidade na maior parte do mundo, ainda há muitas atitudes preconceituosas que dificultam a vivência das pessoas idosas.

Hoje, o Brasil ainda precisa se adaptar culturalmente para essa mudança, e isso exige que a sociedade reflita sobre quais atitudes podem afetar diretamente aqueles que estão tentando viver com saúde na terceira idade.

Dessa forma, mais do que garantir atendimento médico de qualidade, é preciso que todos entendam a saúde como um conjunto de fatores que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas — que são muitas vezes invisibilizadas ou infantilizadas e acabam passando por situações de desrespeito e violência.

Confira algumas mudanças simples que podemos realizar no dia a dia para garantir a saúde na terceira idade:

Entender que o nosso valor não está no trabalho

Muitas pessoas consideram que, por não estar trabalhando, o idoso se transforma em uma pessoa que não pode contribuir mais em nada para a sociedade. Dessa forma, seus talentos, suas habilidades e suas opiniões são considerados inferiores e, na maioria das vezes, nem são considerados no meio de uma tomada de decisão na família ou em qualquer grupo social.

A chefe de enfermagem do São Lourenço Senior Living, Cleonice de Moraes Monteiro, explica esse fenômeno que afeta a saúde na terceira idade.

“O que acontece muitas vezes é que porque a pessoa se aposentou de uma carreira profissional ela acaba perdendo seus direitos sociais. Assim, ela se sente julgada quando quer se expressar e pode acabar se isolando dos outros e se privando de viver da forma como gostaria”, comenta Cleonice.

Ou seja: o envelhecimento, que deveria ser encarado como algo natural, acaba trazendo diversos problemas para a saúde física e mental do idoso que se entende como incapaz ou até mesmo como um fardo para os outros.

Além disso, ele pode acabar não comunicando suas dores e evitar pedir ajuda quando realmente precisa.

Respeitar limites e capacidades

Uma atitude muito comum no tratamento de pessoas idosas é tentar falar por elas, ou até mesmo realizar suas atividades, considerando que elas não estão aptas para realizá-las sozinhas. Por exemplo: falar com o médico como se a pessoa idosa não estivesse ali, ao invés de dar espaço para que ela comunique o que está sentindo.

Claro que é necessário ajudar quem sofre com dificuldades motoras ou neurológicas, mas se esse não for o caso, é essencial evitar vitimizar ou infantilizar a pessoa. Assim, você mostra que se importa, que a respeita e ainda ajuda ela a se desenvolver cada vez mais!

Conheça a São Lourenço Senior Living

A proposta da São Lourenço Senior Living é promover um envelhecimento com qualidade, de forma ativa e saudável.

Todos os profissionais da equipe, independente da sua área de atuação, são treinados para respeitar as capacidades e limitações dos hóspedes, sempre estimulando o desenvolvimento e entendendo que cada pessoa é única do seu jeito.

Confira o site para saber mais sobre as acomodações e entrar em contato!