Espaços amplos e claros garantem clima de renovação para festas de final de ano em casa
| Foto: Divulgação
  • Por Sierra Móveis
  • 14/12/2020 18:26

De um ano para cá, a relação com a vida mudou. E com essa nova maneira de se relacionar, algumas adaptações têm sido feitas em busca do “novo normal”. Famílias já não se encontram com a mesma frequência de outrora, o que leva a perguntas como: o que pode ser feito durante as festas de fim de ano? Nessas horas, fica difícil não pensar nos momentos em que todos podiam sair de casa sem se preocupar. No entanto, neste ano, o ideal será mesmo desfrutar do Natal no aconchego do lar, longe de ceias em clubes ou viagens.

Pensando nisso, a Sierra Móveis, especialista na idealização e produção de mobiliário, convidou o arquiteto Fabio Petillo para criar ambientes renovadores voltados a um momento aconchegante e especial em família. A ideia foi que o profissional pudesse expor suas ideias em vitrines do espaço, contando com a versatilidade dos móveis oferecidos pela loja. O resultado pode ser conferido na própria unidade, que se encontra aberta para visitação, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1941, no bairro Batel, em Curitiba.

A opção de Petillo foi trabalhar os ambientes sala de jantar, estar e jogos. Para isso, a escolha de cores claras, que trouxessem a referência de um momento pós-pandêmico. Quem visitar o espaço, irá se deparar com um ambiente totalmente clean e minimalista criado pelo arquiteto. O espaço possui leve contraste do branco e dourado com um verde sutil, que remete a uma palheta mais natural.

Na sala de estar, as poltronas e o sofá são brancos e espaçosos, assim como as duas mesas de centro, cada uma em um formato geométrico - redondo e quadrado - para brincar com a simetria do ambiente, segundo o arquiteto. Acima das poltronas, as guirlandas soltas e suspensas no vidro com folhas secas dão o tom de ambiente externo ao espaço. Há, ainda, na sala de estar, uma lareira com composição. O intuito é que quando reunidos, os elementos lembrem galhos e façam alusão à árvore de Natal.

Um ambiente ideal para o período de pandemia

Engana-se quem pensa que a escolha por tons mais claros é apenas uma coincidência. Ao criar o ambiente, Petillo se inspirou em uma maneira nova de representar o Natal. “O espaço tem essa característica mais contemporânea. Vejo muito isso, as pessoas têm ido para um lado mais clean e isso pode ser aplicado no Natal também”, afirma o arquiteto em referência às cores vermelho e verde, características marcantes da época.

Além disso, todo o ambiente faz alusão à renovação. “A ideia é de que ele traga amplitude e leveza, que é o que estamos mais precisando nesse momento. Ele deve projetar essa nova forma de viver, com ambientes amplos e que todos se sintam confortáveis, esclarece Petillo.

O arquiteto também acredita que esse tipo de ambiente, minimalista, clean e aconchegante seja uma tendência após a pandemia. “Agora, as pessoas precisam conviver mais em casa e, com isso, os ambientes são muito mais utilizados. As pessoas querem conforto e segurança. Por isso, a ideia é que esses espaços que estão expostos na Sierra Móveis ofereçam exatamente essas sensações”, assegura.

Elementos típicos do Natal

O arquiteto também optou por elementos menos sutis na hora de fazer referência ao feriado de final de ano. É o caso das conhecidas bolas de Natal, que ficam em cima da mesa de jantar. “Esse é o único local em que há bolinhas de Natal. Isso é importante para que as pessoas vejam que é possível trazer uma decoração simples e minimalista para a data”, afirma o arquiteto.

Na mesa de jantar, que está montada e decorada, o profissional continua usando dourado. No entanto, ele alerta que é possível usar a cor e deixar um ambiente mais limpo. Além de velas espalhadas pela mesa, os pratos claros são acompanhados de talheres dourados.

Por fim, o ambiente do arquiteto na loja da Sierra ainda possui uma delicada sala de jogos. Com a árvore de Natal, que conta apenas com neve nos galhos e um pisca-pisca, o espaço tem uma mesa de jogos branca com poltronas de metal e dois ursos sentados. É o símbolo do acolhimento e do charme que Petillo buscou para a criação de um ambiente que proporcione um Natal ainda mais familiar.

Além dos ambientes projetados por Petillo, é possível conhecer as propostas de outras duas arquitetas, Daniele Grani e Janaina Macedo. Os clientes que quiserem se inspirar nas vitrines de Natal podem comparecer à loja da Sierra Móveis, que fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1941, no bairro Batel. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e ao sábados, das 9h às 14h.