Monitorar dados hidrometeorológicos pode ser decisivo em alguns nichos de mercado
| Foto: Divulgação
  • Por SIMEPAR
  • 06/12/2019 11:39

É essencial saber como vai estar o tempo durante o dia ou a semana, não é? Mas muito além da previsão do tempo, o Simepar - Empresa de Tecnologia e Informações ambientais, oferece uma gama de serviços importantes para o monitoramento de dados hidrometeorológicos e ambientais em tempo real.

Esse monitoramento possibilita a visualização e interação de dados em diferentes níveis, facilitando a tomada de decisão de gestores frente a situações de eventos meteorológicos extremos. O grande diferencial é oferecer às empresas soluções personalizadas, elaboradas por equipes multidisciplinares especializadas em entregar uma experiência completa ao cliente. A infraestrutura moderna e o planejamento, desde a concepção até a entrega do valor de negócio, garantem um serviço de qualidade que impacta a todos.

O Simepar prioriza a sustentabilidade, por possuir um modelo de desenvolvimento econômico baseado em prover dados, previsões e serviços de natureza meteorológica à sociedade. Com isso, proporciona medidas de proteção de vidas, patrimônio e meio-ambiente com responsabilidade. Outra questão abordada como missão pelo Simepar é promover a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas áreas das ciências atmosféricas e ambientais.

Para atender às necessidades específicas de um empreendimento, o Simepar pesquisa e desenvolve soluções de integração e visualização de dados históricos e em tempo real por meio de ferramentas e softwares desenvolvidos internamente. Além desses serviços, o Simepar também executa projetos de instalação, operação e manutenção de redes de monitoramento hidrológico e ambiental, assim como a emissão de pareceres e laudos técnicos.

| Divulgação

Serviços prestados

Uma parceria de sucesso é com a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, que já dura 25 anos. O trabalho foi desenvolvido a partir de sistemas criados para subsidiar a operação de reservatórios para fins de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, de forma a prever tempestades, chuvas, vazões, descargas atmosféricas e vendavais, com o objetivo de  minimizar efeitos e interrupções no fornecimento de energia.

Além do setor elétrico, outras áreas podem ser beneficiadas com o trabalho do Simepar, como é o caso do setor petrolífero, agropecuário e meio-ambiente. Os serviços acompanham as mudanças do mercado e tecnologias, o que possibilita garantir qualidade e entrega.

As soluções personalizadas em tecnologia vêm de uma vasta experiência em gestão de redes de estações e radares meteorológicos, visto que a empresa é referência nacional na realização deste tipo de serviço. Além dos serviços citados, a empresa possui ferramentas desenvolvidas com foco no monitoramento ambiental. Como é o caso do Vfogo, que serve para monitorar focos de incêndio. O Simepar é uma empresa privada do terceiro setor, sem fins lucrativos, que busca inovar seus produtos e serviços para a sociedade e se adequar aos seus clientes nacionais e internacionais. Para  dessa forma transformar o mundo com tecnologia, inovação e respeito.