SIMEPAR anuncia sistema de operação diferenciado em meio à pandemia de coronavírus
| Foto:
  • Por SIMEPAR
  • 23/03/2020 17:59

O SIMEPAR, empresa de vigilância meteorológica, permanece em atividade durante este período delicado de pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo. O objetivo da empresa é assumir com responsabilidade os compromissos firmados com clientes e com a sociedade, sem colocar em risco nenhum de seus colaboradores.

Para isso, o SIMEPAR adotou uma série de medidas para prevenir e enfrentar a Covid-19, o novo coronavírus, de acordo com o Decreto Estadual 4230, do dia 16/03/2020, e todas as medidas orientadas em âmbito federal e municipal.

A partir do dia 23 de março, várias ações serão implementadas no SIMEPAR contra o coronavírus. Na prática, a empresa já implantou várias iniciativas indicadas pelos órgãos de saúde competentes, como afastar imediatamente o funcionário com sintomas de gripe e resfriado, que podem ser confundidos com coronavírus.

Se o trabalhador estiver em boas condições, mas apenas com suspeita, ele poderá realizar o teletrabalho, mantendo-se em isolamento no período de quarentena, de pelo menos 14 dias de afastamento.

Os funcionários que apresentam doenças crônicas e problemas respiratórios, assim como gestantes e lactantes, já estão iniciando suas jornadas em teletrabalho, para ficarem seguros e confortáveis durante a pandemia de coronavírus.

Outros colaboradores também estão sendo orientados sobre o trabalho à distância no SIMEPAR, como os estagiários, bolsistas e terceirizados. Em alguns casos, a empresa vai implantar escala de trabalho diferenciada, com a finalidade de manter o isolamento social e evitar o contágio.

Além dessas medidas, o SIMEPAR também restringiu o acesso ao seu prédio e a direção da empresa vai avaliar todos os casos para permitir a entrada na unidade. Na recepção do prédio, existe um dispenser com álcool em gel instalado desde dezembro de 2019. Atualmente, todas as pessoas são obrigadas a higienizar as mãos antes de seguirem até o posto de trabalho.

Mesmo com todas essas medidas de controle e prevenção no SIMEPAR, para maior segurança de todos, a empresa deve realizar uma reunião de reavaliação no dia 06/04/2020, a fim de fazer um balanço completo e adotar novas posturas, caso seja necessário.

Serviços do SIMEPAR estão sendo realizados normalmente

As atividades operacionais do SIMEPAR estão sendo realizadas normalmente. Para fazer a vigilância meteorológica, que é de extrema importância para a sociedade, os meteorologistas estão trabalhando em uma escala especial, com revezamento, para que o monitoramento seja feito por 24h, sem interrupção. Assim, todos os eventos extremos podem ser comunicados previamente.

A maioria dos profissionais que lidam com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico estão realizando home office, enquanto as atividades operacionais e de manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológico continuam trabalhando na empresa ou realizando trabalho de campo, porém com uma equipe adequada às necessidades essenciais com todo o controle mencionado acima. As reuniões sempre estiveram presentes no nosso cotidiano, e elas continuam ocorrendo rotineiramente, só que por videoconferências. Estamos continuamente revendo a forma como trabalhamos, utilizando a tecnologia, sempre tão presente em nossas atividades.

Todos os contratos e ações relacionadas continuam sendo priorizados como sempre fazemos e, além disso, nosso serviço de previsão do tempo e alertas para a defesa civil do Paraná. Não houve e não ocorrerá interrupção do serviço. Os informativos seguem em nossos sites e redes sociais.