Simepar desenvolve modelo matemático para antecipar riscos de desligamento da energia elétrica
| Foto: ShutterStock
  • Por SIMEPAR
  • 01/09/2020 19:29

O Simepar - Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná está desenvolvendo um projeto de pesquisa chamado de “Estimativa e Classificação de Riscos de Desligamento em Redes de Distribuição de Energia Utilizando Previsões Meteorológicas de Curto Prazo e Soft Computing”. O objetivo é criar um modelo matemático que possa antecipar possíveis riscos de falta de energia elétrica em áreas afetadas por eventos climáticos extremos, como raios, ventos e chuvas fortes.

A iniciativa é extremamente importante, pois, além de ampliar o esquema atual de monitoramento das condições atmosféricas, também garantirá maior tempo de resposta e tomada de decisão para empresas e unidades consumidoras que necessitam do abastecimento de energia elétrica.

Atualmente, os disparos de alertas meteorológicos acontecem por meio de mensagens que apresentam um panorama atmosférico de médio prazo, algo em torno de quatro dias. Além disso, também estão disponíveis alertas de curtíssimo prazo, com cerca de 30 minutos de antecedência.

Nestes dois cenários, os sistemas de gestão de redes de energia podem não levar em consideração todas as informações relevantes a respeito das previsões meteorológicas para gerar alertas de desligamentos não programados de energia. Outro dado que merece atenção é que não são considerados os impactos individualizados que um evento meteorológico extremo pode ter sobre um sistema operacional específico.

Para preencher esta lacuna, o Simepar está desenvolvendo um método realmente inteligente e efetivo de previsão de desligamentos de energia relacionados aos alertas meteorológicos. O projeto vai estimar com antecedência os riscos de desligamentos com base em informações referentes à previsão do tempo e ao monitoramento meteorológico de curto e médio prazo.

Os alertas gerados pelo modelo matemático serão transmitidos à Copel Distribuição no formato de mapas, por meio de um processo automatizado e padronizado.

Inteligência de dados e tecnologia

A inteligência de dados utilizada neste novo método usará informações provenientes do Satélite Goes-16, além de radares, estações hidrometeorológicas de superfície, previsões de modelos numéricos e detecção de raios.

Trata-se de uma solução inovadora, que tem financiamento do programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que está sendo desenvolvida em parceria com a Copel Distribuição, Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI), Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Pelotas e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTec/Inpe). É um projeto estratégico, pois garantirá um novo patamar para o uso de informações ambientais no setor elétrico.

O Simepar é referência em meteorologia no Brasil e trabalha com alta tecnologia para desenvolver soluções que beneficiem diversos segmentos, como defesa civil, agricultura e indústria em geral.

Com este novo desenvolvimento, o Simepar será capaz de fornecer mapas que mostrarão todos os locais vulneráveis a raios, ventos e chuvas fortes dentro da rede de energia. A solução também deve permitir que a Copel otimize o tempo de resposta a eventos climáticos extremos, a fim de restabelecer o fornecimento de energia elétrica com mais agilidade em caso de uma ocorrência como ciclones tropicais, tempestades e outros fenômenos.

O novo modelo deve ser finalizado dentro de 30 meses e os resultados serão avaliados de forma contínua, para que seja possível refinar e ajustar os dados.

A importância do monitoramento ambiental

Os serviços de monitoramento ambiental são importantes para toda a sociedade, seja para prever eventos climáticos extremos, para o planejamento na agricultura ou para antecipar possíveis ocorrências de desligamento da rede de energia.

O Simepar opera em tempo real, com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Há mais de 20 anos, a empresa mantém uma parceria estratégica com a Copel Distribuição, assegurando dados precisos para a gestão de energia no Paraná.

Este projeto inovador pode ser apontado como um ótimo exemplo da flexibilidade e da capacidade do Simepar de atuar diretamente na solução de problemas.

Outro serviço prestado pela empresa com total competência e know-how é o fornecimento de laudos meteorológicos e série de dados após a ocorrência de temporais e eventos extremos. Esta solução costuma ser usada para a comprovação de danos. Acesse o site do Simepar para saber mais!