Hábitos saudáveis como cuidar da alimentação, manter um peso saudável, evitar vícios e fazer exames rotineiros são essenciais.
Hábitos saudáveis como cuidar da alimentação, manter um peso saudável, evitar vícios e fazer exames rotineiros são essenciais.| Foto: Shutterstock
  • Por Sinam
  • 03/09/2021 12:21

Que os cuidados com a mente e corpo são importantíssimos todo mundo sabe. Mas você sabia que é possível evitar diferentes tipos de doenças cancerígenas com pequenas mudanças de hábito? As prevenções primárias impedem até 90% dos casos de câncer não genéticos.

Se engana quem pensa que é necessária uma mudança radical de vida. Prestar mais atenção na alimentação, manter um peso saudável e fazer exames rotineiros são a base de uma boa prevenção. Isso se dá pois a maioria dos casos cancerígenos são causados pela ingestão de alimentos ultraprocessados ou cheios de agrotóxicos. O mesmo quando falamos de um peso saudável, a obesidade é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o tabagismo.

Não fume!

A pergunta que não quer calar é: o que mudar na rotina para que ela seja preventiva? A primeira decisão a tomar é parar de fumar. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, cerca de 24.443 pessoas morrem ao ano por câncer de pulmão causado pelo tabagismo. Isso sem contar em todas as outras manifestações da doença causadas ou impulsionadas pelo cigarro, como câncer garganta (faringe), laringe (cordas vocais), pescoço, traquéia, brônquios, esôfago, bexiga, fígado, pâncreas, leucemia mielóide aguda e boca.

O hábito de fumar está, na maior parte dos casos, associado ao consumo de bebidas alcoólicas. Este por sua vez, também merece nossa atenção, pois o consumo de álcool é responsável pelo aumento de 1,2 a 1,5% das chances de câncer colorretal. Segundo o ONCOGUIA, site especializado em dados oncológicos, o consumo moderado diário seria uma dose (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado) para mulheres e duas para homens.

Mudanças de hábitos e acompanhamento médico rotineiro são a base da prevenção ao câncer.
Mudanças de hábitos e acompanhamento médico rotineiro são a base da prevenção ao câncer.| Shutterstock

Cuidados com a alimentação

Outro cuidado importantíssimo para prevenção cancerígena é evitar consumir alimentos muito industrializados (como fast foods), e preferir o consumo de vegetais e frutas orgânicas, ou seja, sem conservantes ou agrotóxicos. Beber água também é um hábito alimentar preventivo, visto que auxilia no bom funcionamento do organismo como um todo, sendo ainda ótima fonte de reposição de sais minerais.

Acompanhamento com médicos referenciados e consultas particulares com  valor reduzido — conheça o Sinam

Use protetor solar

Além de cuidar da alimentação e peso, outras medidas são extremamente importantes para prevenção dos diferentes tipos de câncer. A exposição solar, fator de risco quando se trata de câncer de pele, é outro ponto a se observar com cuidado. O sol emite raios nocivos à pele humana, por isso para prevenir o câncer, é importante evitar exposição solar entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa.

Para um cuidado completo, é necessário usar sempre protetor solar, mesmo em dias nublados. Você pode ainda se proteger usando chapéu, óculos de sol e roupas que cubram boa parte da sua pele.

Independente da sua rotina, é de extrema importância levar a sério os check ups médicos rotineiros, exames de sangue e também autoexames de mama. Ter um acompanhamento médico é, sem dúvida, parte essencial quando se trata de descobrir a doença no início e tratá-la de forma adequada. Apesar dos exames rotineiros não serem preventivos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e recuperação da doença.

O Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam) é a solução ideal para você cuidar da sua saúde com profissionais qualificados. Conte com uma rede de médicos referenciados e acesso a consultas particulares, exames e procedimentos com preços exclusivos.

Portanto, lembre-se que seu corpo é reflexo dos hábitos que você tem. Combinar uma boa alimentação, consciência corporal e uma boa rotina médica é solução para uma vida saudável e longe das complicações causadas pelos diferentes tipos de câncer.

Clique e saiba mais como se cuidar.