Reavaliar a forma de pensar e agir pode ser o melhor remédio para a saúde
Reavaliar a forma de pensar e agir pode ser o melhor remédio para a saúde| Foto: Shutterstock
  • Por Sinam
  • 22/07/2021 12:38

Existem comprovações científicas de que sentimentos e pensamentos negativos podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento de doenças físicas graves, como as cardiovasculares.

Durante crises de estresse, por exemplo, o coração é submetido à ação intensa de adrenalina, o que provoca aumentos intermitentes da frequência cardíaca e da pressão arterial.

E os problemas não param por aí. Um modo pessimista de pensar pode estar diretamente relacionado à adoção de um estilo vida menos saudável, sem dieta e exercícios.

Além disso, a falta de saúde mental altera a composição da flora intestinal, diretamente atrelada ao bom funcionamento do organismo e à manutenção da saúde por inteiro.

Quais os benefícios de adotar uma postura positiva?

Diversos estudos apontam que cultivar o otimismo tem efeitos positivos ao organismo, especialmente à saúde do coração.

Na prática, a longevidade está relacionada à expectativa geral de que coisas boas aconteçam, pois dessa forma o indivíduo torna-se mais resistente ao estresse, às pressões e às frustrações do dia a dia.

E já que a saúde mental e a saúde física estão intrinsecamente associadas, reavaliar a forma de pensar e agir é a melhor maneira de levar a vida. Se necessário, buscar a ajuda de um médico especialista pode ser o melhor remédio para equilibrar corpo, mente e espírito.

Quem dispõe do Sinam tem acesso  direto a médicos referenciados, procedimentos e exames para acompanhar a saúde emocional e física do corpo.

O Sinam é um sistema de saúde sem carência ou mensalidade que a Associação Médica do Paraná (AMP) oferece para quem não quer depender do SUS e não deseja pagar um plano de saúde.

Acesse o site, faça o seu cadastro e conheça os benefícios do Sinam.