Casal sentado em consulta com médico
| Foto:
  • Por Sinam
  • 03/09/2021 12:11

Mais comum do que você imagina, o HPV (papilomavírus humano) tem um alto risco de contágio ao longo da vida.

Atualmente já foram identificados mais de 200 tipos de HPV, alguns que afetam a região genital enquanto outros podem eventualmente desencadear casos de câncer.

Entenda:

  • como acontece a transmissão;
  • HPV: sintomas e riscos;
  • HPV: tratamento e prevenção;

Como acontece a transmissão do HPV?

O vírus do HPV é transmitido através do sexo, seja ele vaginal, anal, oral, ou até mesmo por masturbação. Isso porque o vírus fica alojado na região genital, sem ser necessariamente na vagina ou pênis. Ainda assim, o preservativo é o principal método de prevenção e não deve ser dispensado — mesmo porque também reduz o risco de exposição a outros vírus e infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Apesar de raro, existem casos de transmissão vertical, onde a mãe pode passar o vírus para o filho.

HPV: sintomas e riscos

É bastante comum que as pessoas tenham HPV e nem mesmo saibam, já que muitas vezes não apresentam nenhum sintoma. Nos casos em que o HPV se manifesta, os principais sintomas são infecções clínicas, ou seja, verrugas ou lesões na pele ou na mucosa, que causam coceira e irritação.

Existem também as infecções na vagina ou colo de útero que não são visíveis a olho nu. Nesses casos é possível identificar as lesões através de exames como o papanicolau e a colposcopia, que devem ser realizados com frequência. A complicação mais grave pode ser até mesmo o câncer, principalmente no colo de útero ou cervical.

Entenda porquê a vacina contra HPV é tão necessária.

HPV tem cura? Tratamento e prevenção

Apesar de não existir tratamento específico para o vírus, é possível tratar as lesões causadas por ele. Um ginecologista, urologista ou proctologista deve ser procurado para o tratamento do HPV e as recomendações podem variar dependendo da extensão, localização e gravidade das lesões.

Além do uso do preservativo, a principal forma de prevenção do HPV é a vacinação. A vacina quadrivalente protege o organismo contra os principais tipos do vírus e é recomendada para homens e mulheres. Tanto para a prevenção quanto para o tratamento, é necessário buscar um médico especialista que irá indicar o que deve ser feito.

O Dr. Claudio Paciornik, ginecologista e mastologista, explica mais sobre o vírus neste vídeo da Sinam:

Para receber atendimento médico particular com valores diferenciados e acessíveis conte com o Sinam (Sistema Nacional de Atendimento Médico). Com profissionais referenciados pela Associação Médica do Paraná, esse sistema não tem carência ou mensalidade, sendo necessário apenas uma taxa  anual de manutenção do cadastro. Conheça o Sinam e não deixe de ter o acompanhamento médico necessário para prevenir e tratar o HPV.

Clique para saber mais.