Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Reservar horários para o descanso, como fazer pequenos pausas do trabalho ao longo do dia, podem auxiliar na redução do estresse
Reservar horários para o descanso, como fazer pequenos pausas do trabalho ao longo do dia, podem auxiliar na redução do estresse| Foto: Shutterstock
  • Por Sinam
  • 22/07/2021 18:28

O estresse é um dos maiores desafios na rotina dos brasileiros, sendo considerado o mal do século. Com a correria dos dias atuais, o excesso de informações e as pressões profissionais impostas pela sociedade, buscar ajuda para gerenciar e reduzir esse sentimento de estresse é fundamental.

Reconhecendo os sintomas do estresse

É sabido que a pandemia amplificou o nível de estresse da população.

Com a migração dos trabalhos presenciais para o modelo home office, a cobrança em cima dos funcionários aumentou, o trabalho deixou de ser em horas pautadas e passou a ser contínuo, as distrações aumentaram e as tarefas domésticas acumularam. Além disso, ainda existe o medo diário de contaminação pelo vírus.

Por isso, é importante prestar atenção nos sinais do corpo.

Existem alguns sintomas que podem evidenciar o estresse crônico, são eles: baixa qualidade de sono, mudança de hábitos alimentares, busca constante por fontes de açúcar e gordura, fácil irritabilidade, procrastinação, entre outros.

Pode parecer difícil, mas existem técnicas aprovadas por psicólogos e médicos neurologistas para te auxiliar a encontrar equilíbrio e qualidade de vida na rotina.

Como lidar com o estresse?

O cérebro gosta de rotina. Por isso, estabelecer horários certos para dormir, acordar e realizar as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) é essencial para aliviar os sintomas diários de estresse.

Além disso, é importante reservar espaços para o descanso, como fazer pequenas pausas ao longo do dia, e ingerir água regularmente.

Pode parecer clichê, mas a prática de exercícios físicos também é essencial para a saúde do corpo e da mente, diminuindo significativamente os níveis de estresse.

Realizar uma caminhada de 20 minutos ou alguns exercícios de alongamento em casa já pode fazer a diferença, principalmente para o sono. Afinal, dormir bem e suficiente também é uma forma de reduzir o estresse do dia a dia.

Cuide da sua saúde

O Sinam é um sistema de saúde criado pela Associação Médica do Paraná (AMP) que dá acesso completo à médicos, procedimentos e exames para acompanhar a saúde emocional e física.

Se você não quer depender do SUS e não deseja pagar um plano de saúde, contando com um sistema sem carência ou mensalidade, baixe o aplicativo do Sinam ou vá até uma das unidades para fazer o seu cadastro. O valor pago nas consultas vai direto para os profissionais.

Acesse e conheça todas os benefícios do Sinam.