Crise de ansiedade, sintomas
Não deixe que as crises de ansiedade atrapalhem seu cotidiano. Entenda como controlá-la.| Foto:
  • Por Sinam
  • 22/07/2021 12:30

Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos e crise de ansiedade em todo o mundo, totalizando 18,6 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com tantas coisas para fazer ao longo do dia, entender que é necessário cuidar da saúde emocional pode fazer a diferença na vida de quem tem quadros de ansiedade patológica.

O que é uma crise de ansiedade? Quais os sintomas

Antes de mais nada, é importante saber que o sentimento de ansiedade é absolutamente normal. Uma entrevista de emprego, um primeiro encontro, uma viagem especial... Situações de emoção ou expectativa podem gerar essa reação comum do nosso organismo.

Já as crises de ansiedade são caracterizadas por sintomas repentinos e intensos, sem motivo aparente, e podem durar de 15 a 40 minutos.

O gatilho, ou seja, aquilo que desencadeia a crise, pode variar de pessoa para pessoa, mas os sintomas costumam ser parecidos:

  • coração acelerado;
  • medo;
  • suor excessivo;
  • tremores;
  • dor no peito;
  • tontura;
  • falta de ar.

Como controlar uma crise de ansiedade?

Primeiramente, é importante focar na respiração. A hiperventilação pulmonar faz com que a sensação de desespero aumente, por isso tentar respirar devagar e de forma tranquila pode auxiliar a equilibrar o organismo e o batimento cardíaco. A indicação é tentar desviar a atenção do que está te deixando ansioso. Algumas dicas são imaginar situações de relaxamento ou relembrar momentos bons.

Busque sons e texturas que te acalmam, como ouvir uma música tranquila ou passar a mão em um tecido gostoso. Por fim, relaxe a musculatura, faça alongamentos e movimentos circulares para aliviar a tensão dos braços, ombros e pescoços.

É comum achar que a crise de ansiedade vai durar para sempre, mas ela é passageira. Com autoconhecimento e algumas mudanças de hábitos, é possível atingir ótimos resultados. Mas se elas estão sendo recorrentes, é importante procurar ajuda profissional. Afinal, quando não tratadas, podem ter impacto significativo na qualidade de vida do paciente.

Quem dispõe do Sinam tem acesso completo à psicólogos, procedimentos e exames para acompanhar a saúde emocional e física do corpo. O Sinam é um sistema de saúde que a Associação Médica do Paraná (AMP) oferece para quem não quer depender do SUS e não deseja pagar um plano de saúde. O Sinam não tem carência, mensalidade e nem considera doenças pré-existentes.

Acesse e conheça todos os benefícios do Sinam.