Segurança, praticidade e sustentabilidade: confira tendências para empreendimentos em 2021
| Foto:
  • Por Sistema Blu - Assinatura de Água Mineral
  • 04/02/2021 20:34

Basta ver o rol de facilidades e diferenciais dos novos empreendimentos imobiliários para saber quais são as tendências para os condomínios nos próximos anos. Tecnologias e soluções que visam segurança, economia e sustentabilidade vêm recebendo amplo suporte recentemente.

Ponto para carga de carros elétricos, painéis solares, portaria remota, biometria facial e tomadas USB são alguns exemplos de facilidades que já se tornaram mais comuns. Mas os moradores também têm se rendido a outros serviços para facilitar a vida. Entre as novidades estão os lockers inteligentes, minimercados e até mesmo um serviço que oferece água mineral na torneira de casa.

Muitas dessas soluções têm resultado em maior segurança para os condôminos, principalmente os comerciais. E não é para menos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, os furtos comerciais se concentram mais às quintas e sextas-feiras, das 12 às 18 horas, ou seja, em pleno horário comercial. De janeiro a setembro do ano passado, foram registrados 2.126 furtos.

Bruno Miranda Quadros, síndico profissional da Providência Síndicos, é gestor do condomínio Inspira Business. Ele explica que precisou tomar algumas medidas para resolver questões de segurança, sendo uma delas a assinatura do serviço que oferece água mineral na torneira, o sistema BLU. “Não havia controle quanto à entrada de pessoas que acessavam o prédio para entregar galões de água mineral. Temos 380 salas comerciais e tinha bastante demanda”, relata. Segundo Bruno, adotar essa facilidade levou segurança e acessibilidade aos condôminos, garantindo facilidade para a administração. Mas o síndico profissional ainda chama a atenção para outro ponto fortalecido pelo sistema de água, o financeiro. “Foi acrescentado valor ao empreendimento. Agora, você vende uma sala que tem a possibilidade de água encanada de qualidade, isso agrega valor ao patrimônio dos condôminos”, diz.

Depoimento de Bruno Miranda Quadros, síndico profissional da Providência Síndicos, sobre o sistema BLU:

Sustentabilidade e praticidade

Mas a segurança não é a única tendência prometida aos empreendimentos em 2021. A sustentabilidade também tem pesado na escolha dos novos edifícios – sejam eles comercial ou residencial.

O uso de água, por exemplo, tem sido racionado em virtude de sucessivas estiagens. Além disso, a separação do lixo já está sendo tratado como norma em muitos condomínios. Nesse sentido, o sistema BLU aparece mais uma vez como inovador, já que reduz drasticamente o consumo de garrafas e garrafões, pois a água mineral chega diretamente na torneira do apartamento.

Rogério Resende, morador do condomínio Essenza, em Fortaleza, conta que o empreendimento já veio com o serviço de água mineral. “Foi a melhor opção que fizemos, saímos de um método tradicional de 11 anos trabalhando com garrafões individuais, com preocupação com segurança e limpeza. Tudo o que gente tem hoje pode ser resumido em uma palavra: praticidade. É só colocar o copo no purificador, tem a água neutra ou gelada. Não tem nada igual”, diz.

Água mineral na torneira de casa

Outro ponto que chama a atenção no serviço é a qualidade do produto ofertado. A água mineral ofertada pela BLU não só hidrata, como proporciona importantes sais minerais benéficos para a saúde. A empresa envia mensalmente para os assinantes laudos laboratoriais que atestam a qualidade da água consumida.

A BLU é um case de sucesso nacional, com mais de 10 mil assinantes no Brasil. O sistema é prático de ser instalado e conta com hidrômetro individual. A empresa oferece planos de água mineral encanada de 50, 100, 200 ou 300 litros mensais para casas e condomínios e de 2 mil e 5 mil litros para empresas.

Depoimento de Rogério Resende, morador do condomínio Essenza, em Fortaleza, que conta com o sistema BLU :