Alunos do colégios Sesi da Industria
Alunos do colégios Sesi da Industria| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 08/12/2020 18:13

No próximo 17 de dezembro, a partir das 9 horas, no Canal da Indústria do YouTube, estudantes, pais, indústrias e a comunidade em geral serão apresentados ao Colégio Sesi da Indústria. A rede de ensino passou por algumas mudanças para que, já a partir do próximo ano letivo, tenha ainda mais aderência às necessidades da indústria.

O aprendizado continuará acontecendo por meio da inovadora metodologia das Oficinas de Aprendizagem, na qual os alunos se reúnem em equipes para solucionar desafios propostos, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de importantes soft skills. “Os alunos desenvolvem conhecimento técnico e habilidades interpessoais que os ajudam no mercado de trabalho e na vida. A integração com a indústria já na educação básica irá beneficiar quando o aluno ingressar no mercado de trabalho, ou seja: o aluno ganha e a indústria também”, esclarece José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai.

Foco na indústria

A partir de 2021, as Oficinas de Aprendizagem apresentarão aos alunos os setores industriais do Paraná, para que possam entender os desafios do segmento, por meio de trabalhos em equipe. “Hoje, é fundamental que os alunos tenham senso crítico e capacidade de resolver problemas. Cada vez mais as escolas devem preparar os alunos para essa realidade, investindo em debates, atividades que envolvam o raciocínio lógico e até mesmo o trabalho em equipe”, lembra Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. Desta forma, os estudantes “continuam desenvolvendo habilidades e competências comuns da grade curricular de forma inovadora, mas também passam a conhecer os desafios da indústria paranaense que está passando por um processo de transformação digital”, ressalta.

Além disso, os alunos do Colégio da Indústria terão acesso a palestras e exposições culturais sobre a indústria, encontro de carreiras com industriários e módulos de aprendizado sobre o trabalho e ainda, a possibilidade de fazer cursos do Senai para complementar a formação. “Isso quer dizer que, mesmo antes de entrar na faculdade, o estudante será preparado com um curso técnico pela instituição de ensino preferida por mais de 90% das pessoas que contratam na indústria, segundo a pesquisa SAPES FIII”, esclarece Fares.

Oportunidades no mercado de trabalho

A novidade está alinhada às necessidades das indústrias paranaenses, que precisam cada vez mais de mão de obra qualificada. De acordo com dados da Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em fevereiro de 2020, cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhadores qualificados. Na opinião dos empresários que responderam à pesquisa, essa falta impacta diretamente a competitividade prejudicando 97% das empresas que enfrentam o problema. Para eles, entre as principais barreiras encontradas pelas indústrias na capacitação de seus trabalhadores está a má qualidade da educação básica – 53% dos empresários ouvidos na pesquisa relataram esse problema.

A possibilidade de conciliar o Ensino Médio do Colégio Sesi com cursos do Senai permitirá que o estudante conheça e opte por diferentes segmentos e rotas para seguir. “Entre as vantagens do curso técnico do Senai, estão a duração de até dois anos, a união da prática e teoria em laboratórios que simulam processos industriais no cotidiano, o que permite que o aluno tenha contato com o que realmente encontrará no mercado de trabalho”, lembra Fares.

Serviço:

Live de lançamento Colégio Sesi da Indústria
Dia 17 de dezembro de 2020
A partir das 9 horas
youtube.com/canaldaindustriaPR