Institutos Senai de Tecnologia e Inovação dão suporte a indústrias de diversos setores
Institutos Senai de Tecnologia e Inovação dão suporte a indústrias de diversos setores| Foto: Divulgação/Senai
  • Por Sistema Fiep
  • 20/10/2020 20:00

O Dia Nacional da Inovação foi celebrado em 19 de outubro, mas muitos não sabem que, em 2020, mais de mil empresas e startups, de 65 setores diferentes, já foram impactadas por projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos pelo Senai no Paraná. Seja por meio do acesso a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, de consultorias para melhorias nos processos produtivos ou do desenvolvimento de novos produtos e serviços, o Senai tem levado a inovação para dentro das indústrias, beneficiando toda a sociedade paranaense.

“Estamos prontos para ajudar as indústrias a transformarem os desafios em oportunidades. Para isso contamos com uma ampla infraestrutura, tecnologia de ponta e um time altamente especializado”, informa José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL e diretor regional do Senai no Paraná. No estado, as empresas recebem atualmente o suporte de sete Institutos Senai de Tecnologia e dois Institutos Senai de Inovação, além de um Hub de Inteligência Artificial, um Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente e aceleradoras de startups.

Ecossistema de inovação

O Senai faz parte de um amplo ecossistema que tem fomentado a inovação no Paraná, conectando o setor industrial, startups, instituições de ensino e governo. “A inovação nunca é solitária, ela é resultado de uma ação conjunta. Sendo assim, quanto mais as conexões acontecem, maior e mais rápida é nossa capacidade de inovar” analisa Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Para facilitar a implantação de projetos inovadores, estimular a cultura de inovação e a geração de valor nas empresas, o Senai realiza consultorias em áreas como gestão da inovação e captação de recursos, além de apoiar o desenvolvimento de projetos tecnológicos por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. “Facilitamos e agilizamos a geração e a transformação de ideias em soluções inovadoras, apoiando todas as etapas do processo de gestão da inovação, desde a concepção da ideia até a disponibilização para o mercado”, explica Fabrício. Além disso, o Senai auxilia na identificação de fontes de recursos para subsidiar o desenvolvimento e implementação das inovações. Entre as fontes de recursos disponíveis do Senai está a Plataforma Inovação para a Indústria, que já apoiou mais de 1040 empresas nacionalmente, aportando cerca de 711 milhões de reais nos últimos 16 anos

Saiba mais sobre os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação

Para o gerente do Sistema Fiep, é preciso desmistificar a ideia de que a inovação é cara e exige altos investimentos em tecnologia. “Inovar é mais simples do que parece e traz vantagens que vão muito além do aumento da competitividade”, garante.

Para conhecer as soluções de Tecnologia e Inovação do Senai no Paraná, acesse: senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao.