Na Gemü Válvulas e Sistemas de Medição e Controle o ganho de produtividade foi de 37% na linha aplicada
Na Gemü Válvulas e Sistemas de Medição e Controle o ganho de produtividade foi de 37% na linha aplicada| Foto: Mariana Fachini
  • Por Sistema Fiep
  • 24/06/2021 12:39

Em um momento de retomada econômica, aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios com foco em melhoria contínua se tornam fundamentais. Para apoiar as indústrias a obterem maior competitividade atingindo esses objetivos, o Senai no Paraná está, ao longo de 2021, com vagas abertas para o Programa Brasil Mais. Uma parceria com o governo federal, a mentoria oferece às indústrias participantes a oportunidade de obter um aumento de produtividade de no mínimo 20% em determinada linha de produção, por meio de técnicas de produção enxuta. Neste ano, as indústrias associadas aos sindicatos filiados ao Sistema Fiep contarão com maior subsídio para participar do programa, o que reduzirá o custo do investimento pela metade.

Por meio do Brasil Mais, governo federal e Senai subsidiam 80% do valor e a empresa arca apenas com 20%, o equivalente a R$ 2.400. Já as indústrias associadas aos sindicatos filiados ao Sistema Fiep, R$ 950. “A indústria brasileira reconhecidamente possui índices de produtividade que podem ser melhorados”, afirma Felipe Couto, gerente de Consultorias de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep. “Permitir a melhoria de pelo menos 20% no processo-alvo desse atendimento é o objetivo do programa”, completa.

Como funciona

O Brasil Mais atende indústrias de diversos segmentos, que podem indicar até três colaboradores para participar dos treinamentos, que incluem teoria e prática no próprio chão de fábrica. Inicialmente, podiam participar do Brasil Mais no Paraná apenas empresas que tivessem de 11 a 499 colaboradores, mas, atendendo a uma solicitação de entidades sindicais e indústrias para ampliar a atuação do programa, o Sistema Fiep conseguiu, por meio de uma negociação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também atenda empresas que tenham de 4 a 10 funcionários. Por se tratar de um projeto-piloto, envolvendo somente o Paraná, há limite de adesão de até 100 indústrias de micro e pequeno portes.

O programa tem a duração de 12 semanas com encontros semanais. Em um primeiro momento, acontece a formação de grupos de até oito indústrias. Já o segundo momento é individual, quando o mentor do Senai acompanha os colaboradores dentro de cada indústria para diagnosticar e aplicar as melhorias no processo industrial objeto de melhoria. No final do processo, os participantes apresentam para os gestores os resultados alcançados. Como o conhecimento fica dentro da empresa, com os participantes, a metodologia pode ser aplicada em outros setores.

Inscrições para a edição de 2021

As inscrições podem ser feitas no site senaipr.com.br/brasilmais ou pelo e-mail brasilmaispr@sistemafiep.org.br.