Instituto do Senai auxilia startup a ampliar a disponibilização de exame que diagnostica o novo coronavírus em 10 minutos
Instituto do Senai auxilia startup a ampliar a disponibilização de exame que diagnostica o novo coronavírus em 10 minutos| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 06/04/2020 00:00

Desde o momento em que a Covid-19 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, o Sistema Fiep atua ativamente para apoiar a indústria e a sociedade no combate à doença, seja por meio da articulação estratégica com governo, indústrias e sindicatos, seja com a contribuição técnica disponível em suas linhas de atuação.

O Sesi no Paraná, que é referência em saúde e segurança na indústria, colabora com a manutenção da saúde dos trabalhadores com a produção e divulgação de cartilhas gratuitas com informações relacionadas ao novo coronavírus, além de manter suas redes sociais atualizadas diariamente com dicas e novidades sobre o assunto. Também disponibilizou uma Central de Saúde com médicos e especialistas para tirar dúvidas sobre a Covid-19.

Já o Senai no Paraná atua por meio de suas Aceleradoras e Institutos de Tecnologia e Inovação. A Aceleradora Sistema Fiep de Pato Branco, por exemplo, emprestou sua impressora 3D para a Secretaria Municipal de Saúde para confeccionar máscaras faciais para profissionais de saúde. Já o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica de Maringá, seguindo uma iniciativa do Senai Nacional, trabalhará na manutenção de respiradores mecânicos danificados e fora de operação para devolvê-los a hospitais paranaenses.

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba, ajudará a startup Hi Technologies a ampliar a disponibilização do Hilab, exame que diagnostica o novo coronavírus em 10 minutos. A proposta é uma das primeiras aprovadas pela chamada especial do Edital de Inovação para a Indústria, que apoia projetos ligados à Covid-19. O Instituto disponibilizará pesquisadores, infraestrutura e apoio financeiro. Outra acelerada do Sistema Fiep, a FullDNA trabalha com a identificação do índice de susceptibilidade genética de cada pessoa ao novo vírus. Com o teste, as pessoas mais sensíveis à doença podem tomar medidas de proteção mais assertivas. Ainda por meio do Senai e IEL no Paraná, o Sistema Fiep disponibiliza mais de 30 cursos gratuitos a distância aos profissionais da indústria que desejarem ampliar conhecimento. O objetivo é auxiliar a população para que possa se profissionalizar e continuar seu desenvolvimento profissional enquanto a quarentena durar.

Para mais informações, acesse: