Amostras de sangue são coletadas por profissionais de saúde do Sesi nas próprias indústrias ou nas unidades do Sistema Fiep
Amostras de sangue são coletadas por profissionais de saúde do Sesi nas próprias indústrias ou nas unidades do Sistema Fiep| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
  • Por Sistema Fiep
  • 09/07/2020 15:09

Com a retomada gradual da produção industrial, diversas medidas devem ser tomadas para preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para apoiar as indústrias no retorno às atividades, o Sesi no Paraná está disponibilizando testes laboratoriais do Novo Coronavírus. A iniciativa faz parte do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19.

De acordo com Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, com os testes e os programas de prevenção do Sesi as indústrias poderão elevar seus padrões de segurança em relação ao Novo Coronavírus. “Realizamos mais esse esforço em busca da manutenção dos empregos e da recuperação da economia no Paraná”, afirma.

Testes em massa

No dia 3 de julho, uma grande ação foi realizada pelo Sesi para atender os colaboradores da Avenorte, indústria localizada em Cianorte. Em um único dia foram realizados quase mil testes rápidos, por meio do dispositivo Hilab. Nos próximos dias, outros 600 trabalhadores da mesma indústria deverão fazer o exame.

“A testagem em massa vem se mostrado uma boa estratégia no cenário atual. Os testes disponibilizados pelo Sesi têm um alto grau de confiabilidade, permitindo que os trabalhadores voltem aos postos de trabalho presenciais com maior tranquilidade, seguindo, é claro, os demais protocolos de prevenção”, aponta Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.

O diretor industrial da empresa, Hugo Leonardo Bongiorno, ressaltou a eficiência da equipe e a qualidade da estrutura oferecida pelo Sesi: “Recebemos a visita de representantes do Sindicato e da Vigilância Sanitária, que atestaram a conformidade dos procedimentos. Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Sesi, que está nos ajudando a retomar as atividades e voltar ao trabalho”.

Como o teste funciona

A coleta de sangue é realizada por profissionais de saúde do Sesi nas próprias indústrias ou nas unidades do Sistema Fiep. A amostra é digitalizada no próprio local e os dados são enviados para o laboratório, que faz a análise. O resultado sai em 20 minutos e é informado direto no celular do trabalhador.

Saiba mais no vídeo:

Como adquirir

As indústrias interessadas em adquirir os testes têm as seguintes opções:

  • Adquirir a aplicação avulsa do teste para todos os colaboradores.
  • Realizar o teste apenas nos colaboradores sintomáticos.
  • Seguir o Protocolo de Prevenção, que faz um teste por amostragem e traz um painel com informações sobre a porcentagem de contaminação na empresa, além da orientação quanto aos resultados dos testes para afastamento, isolamento, quarentena ou realização de exames complementares.

A solicitação pode ser feita pelo e-mail comercial@sistemafiep.org.br. Para mais informações, clique aqui.