Franqueados e franqueadora constroem a gestão do negócio coletivamente
Franqueados e franqueadora constroem a gestão do negócio coletivamente| Foto: Shutterstock
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 19/07/2021 19:02

Abrir uma franquia é um caminho para ter seu próprio negócio reduzindo consideravelmente os riscos de errar na formatação.

Está pensando em se tornar um franqueado, mas não sabe nem por onde começar o processo? A Spedini Trattoria, franqueadora com 27 anos de mercado, explica o passo a passo completo para você iniciar seu empreendimento e mudar de vida. Confira:

Entre em contato com a franqueadora

O primeiro passo é entrar em contato com a franqueadora da sua escolha e compartilhar seu desejo de investir em uma unidade do grupo.

Essa primeira conversa não representa um compromisso. Portanto, mesmo que você ainda não tenha certeza sobre o negócio, vale a pena solicitar uma apresentação, expor suas dúvidas e conhecer as diretrizes da franqueadora para saber se os objetivos de ambas as partes estão alinhados.

Na Spedini, a primeira sinalização de interesse acontece online. É preciso acessar o site da rede de restaurantes e preencher um breve formulário.

Em seguida, a empresa entrará em contato para agendar uma entrevista, procedimento padrão nessa etapa de consideração mútua. Aproveite o encontro e a equipe altamente preparada que está à sua disposição para fazer todas as suas perguntas.

Preencha o formulário de interesse em uma franquia Spedini

Entenda a COF

Caso o processo avance, o interessado irá receber um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), obrigatório pela Lei 8.955/94, mais conhecida como Lei da Franquia, que regulamenta esse tipo de operação no país. Geralmente, já vem acompanhado de uma minuta de contrato.

A COF irá formalizar todos os detalhes que, nesta etapa, já devem ter sido discutidos previamente nas entrevistas e reuniões. Alguns pontos que constam nessa proposta são:

  • Informações básicas da franqueadora, perfil de investidor desejado e características gerais do negócio;
  • Detalhes financeiros e estimativa de faturamento;
  • Relação completa do suporte que será oferecido pela matriz. No caso da Spedini, por exemplo, o apoio envolve todos os aspectos de gerenciamento do negócio, incluindo instalação da loja e treinamento dos funcionários;
  • Lista de fornecedores e franqueados ativos;
  • Regras territoriais, que são usadas para oferecer uma perspectiva de concorrência entre franqueados da mesma rede. É possível haver ou não exclusividade em uma mesma área, como dentro de um determinado shopping ou perímetro, por exemplo.

Para evitar surpresas e frustrações, é fundamental ler a COF com muita atenção antes de bater definitivamente o martelo.

Uma vez que o franqueado concorde com todos os pontos elencados na documentação, é hora de assinar o contrato e botar a mão na massa.

Participe ativamente da construção do plano de negócios

A principal característica da franquia é a padronização — ou seja, o empreendedor vai receber todos os processos e fluxos já esquematizados para colocar em prática. O plano de negócios também faz parte do pacote.

Assim que a parceria estiver oficializada, a equipe de suporte acompanhará todo o planejamento necessário para tirar a nova loja do papel e ganhar as ruas.

No entanto, para garantir o sucesso do empreendimento, é fundamental discutir estratégias pontuais que podem precisar ser adaptadas à realidade do seu negócio. O dia a dia de uma loja de shopping em uma cidade do interior, por exemplo, pode ter um padrão diferente de um quiosque na capital.

A Spedini Trattoria possui uma assessoria única com atendimento personalizado aos franqueados, pronta para prestar consultoria em qualquer momento das operações. Os investidores têm a tranquilidade de saber que podem contar com uma orientação de qualidade para tomar as decisões da maneira mais eficiente possível.

Comece a prospecção do ponto

A decisão sobre o endereço da loja é um trabalho em dupla com participação ativa tanto do franqueado, quanto da franqueadora.

A Spedini se destaca pelo apoio que oferece em todo o processo de busca pelo melhor ponto comercial possível, além de prestar assessoria no processo de implantação da unidade e dos componentes necessários para a abertura das portas.

Além da busca pela melhor localização em si, também é fundamental que o franqueado verifique as autorizações burocráticas necessárias junto aos órgãos competentes do município para se certificar de que é possível abrir uma franquia de food service no local desejado.

Vista a camisa e arregace as mangas

Ser franqueado exige o comprometimento de se integrar a uma marca consolidada, com anos de excelência e clientes fiéis.

As melhores franqueadoras oferecem treinamentos e capacitações constantes para que o serviço esteja sempre melhorando e se modernizando. Para que o negócio dê certo, é essencial estar disposto a participar de tudo e implantar as boas práticas na rotina de trabalho.

Então, não perca tempo. Clique e tire suas dúvidas sobre como abrir uma franquia com a Spedini