Sala de Treinamento | Divulgação
Sala de Treinamento | Divulgação| Foto: Sala de Treinamento | Divulgação
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 24/04/2020 17:07

"Uma rede de restaurantes que nasceu em São Paulo e que hoje tem sede em Curitiba, a Spedini Trattoria fez, em 2019, 25 anos de história no mercado de food service nas praças de alimentação dos principais shopping centers.

A marca já passou por muitas mudanças, mas a maior foi sua mudança de sede no início dos anos 2000. Franqueados que se tornaram franqueadores, os empreendedores Luiz Lima, Ana Maria Titon de Lima, Lucio Costa, Aluizio Kulik e Maria Cristina Assef Kulik possibilitaram uma segunda chance para marca e franqueados que já não viam futuro. A mudança não foi somente de localização, mas também de conceitos. Novos padrões, receituários, procedimentos e estrutura organizacional, foram todos os ingredientes que possibilitaram uma nova visão de futuro. Após um grande downscale no número de unidades, a rede se viu novamente em um norte de crescimento e performance. Em 2002 inauguraram um novo escritório no bairro Jardim Social em Curitiba de onde a sede opera até hoje.

Após quase 11 anos de crescimento das novas raízes da empresa, surgiu uma nova ideia de negócio para um segmento diferente do food service: o de grelhados. Foi em 2011 que a It’s Grill foi criada, para suprir uma demanda por cortes nobres de carnes em praças de alimentação. O conceito foi um grande acerto e hoje as duas marcas juntas contam com 20 unidades nas cidades de Curitiba, Florianópolis e São Paulo e aguardando a inauguração de duas lojas no novo shopping Boulevard em Curitiba.

Não sendo estranha à mudanças, em 2019 a empresa passou por mais uma grande reestruturação, agora voltada para um novo modelo de gestão. Eliminaram as paredes e unificaram departamentos, otimizando a comunicação e operação da franqueadora multimarcas. Hoje as áreas de marketing, operacional e inteligências de negócios trabalham dentro de um mesmo departamento, o que possibilita insights de uma gestão 360º.

O ingrediente principal das lojas é o foco no processo artesanal diário de todos os molhos. O da franqueadora é uma gestão modular e otimizada. É seguindo receitas de 25 anos e utilizando métodos de gestão atualizados e ágeis que a empresa faz a integração de tradição e modernidade em seu dia a dia. Uma empresa com conhecimento, experiência e robustez de 25 anos, mas que se reinventa todos os dias."