Pesquisa detalhada sobre histórico da empresa é primeiro passo para acertar na escolha
Pesquisa detalhada sobre histórico da empresa é primeiro passo para acertar na escolha| Foto: Shutterstock
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 19/07/2021 18:53

Um número cada vez maior de empreendedores tem encontrado nas franquias uma forma consistente de iniciar um novo negócio com riscos baixos. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no primeiro trimestre deste ano revelaram que, mesmo com a crise decorrente da pandemia, a quantidade média de unidades por rede de franqueadoras cresceu 6,5% em 2020.

Com o aquecimento do setor mesmo em um momento de fragilidade econômica, muita gente está de olho no ecossistema de franquias como uma maneira de mudar de vida. Embora as projeções sejam promissoras, vários interessados ainda se perguntam: ser franqueado é um investimento seguro?

A resposta é: sim, as franquias são uma das modalidades de empreendedorismo mais sólidas do mercado. Contudo, é importante se atentar a alguns detalhes para evitar frustrações.

Pesquisa é elemento-chave para escapar de problemas

Manifestar interesse em abrir uma unidade de determinada rede não significa um compromisso. Aproveite essa fase inicial das considerações para conhecer bem a empresa, analisar as características do empreendimento com atenção e tirar todas as suas dúvidas.

Prefira sempre marcas já consolidadas em sua área de atuação com um histórico confiável de franqueados bem-sucedidos.

Um exemplo tipicamente paranaense é a rede Spedini Trattoria, que hoje trabalha como franqueadora em duas frentes: a marca Spedini, de culinária italiana, e o It’s Grill, que serve pratos em que as carnes nobres são protagonistas.

Com 27 anos de atuação e lojas espalhadas por três estados, incluindo Santa Catarina e São Paulo, o grupo é conhecido pelo Suporte 360º oferecido aos franqueados, com um dos melhores acompanhamentos pós-venda do setor.

Como os investimentos das franquias geralmente são um pouco mais altos, já que incluem taxas referentes a infraestrutura e treinamentos, é essencial assegurar que a franqueadora não seja uma aventureira. Na dúvida, escolha sempre a tradição inquestionável.

Preencha o formulário e tire suas dúvidas sobre as franquias Spedini

Posso abrir uma franquia sem experiência?

Como as melhores redes de franquias oferecem suporte completo na montagem e instalação das lojas, a experiência pode ser proveitosa até mesmo para empreendedores iniciantes.

Se você nunca teve contato direto com o gerenciamento de uma empresa, vai encontrar no modelo uma chance única de aprendizado, assessorada pela equipe competente de uma marca de sucesso.

Entenda como funciona o sistema de franquias It's Grill

No entanto, é fundamental que o franqueado tenha noções de controle financeiro e interesse em se aprofundar na administração do negócio. Afinal, mesmo com a rede de apoio, o investidor é quem estará na loja todos os dias, encarando a rotina de trabalho e lidando com questões trabalhistas e contábeis.

Uma das vantagens da Spedini é o enfoque em treinamentos e capacitações constantes, além da disposição para tirar dúvidas dos franqueados com um contato próximo, direto e personalizado.

Em momentos de incerteza, os administradores das franquias do grupo sabem que podem contar com o apoio da marca para encontrar soluções eficientes e criativas.

O segredo para gerenciar uma franquia com alta lucratividade é a disposição para estudar, se reinventar e aprimorar as habilidades de gestão.

Na Spedini, por exemplo, seguindo esse percurso e assumindo o compromisso desde a realização de todos os treinamentos e gestão dentro do padrão da marca, é possível ter a tranquilidade de recuperar o investimento inicial em menos de 36 meses.

Interessante, não é? Clique e saiba como se tornar um franqueado Spedini agora mesmo!