Para manter padrão de excelência da marca escolhida, todos os processos operacionais precisam ser orientados pela franqueadora.
Para manter padrão de excelência da marca escolhida, todos os processos operacionais precisam ser orientados pela franqueadora.| Foto: Shutterstock
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 19/07/2021 18:57

A marca é a identidade de uma empresa. O sucesso atrelado a um restaurante tradicional não vem somente de um nome que o público reconhece, mas do que o serviço oferecido pelo estabelecimento significa enquanto padrão de qualidade e estilo de vida.

Uma das grandes vantagens de investir em franquias é justamente a padronização. Ao se tornar gestor de uma unidade vinculada a um grupo de peso, vem o benefício de usufruir de toda a popularidade que os produtos da casa conquistaram ao longo dos anos.

No entanto, para repetir a margem de faturamento de outras franquias da mesma marca, é preciso oferecer o mesmo nível de excelência.

Hoje, a Spedini Trattoria, uma das melhores franqueadoras do sul do Brasil, nove vezes chancelada com o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), explica como funciona o processo de formatar uma loja franqueada.

Por que padronizar a franquia?

Pense em um restaurante que você ama e frequenta sempre. Certo dia, ao viajar para outra cidade, decide ir a uma nova unidade da mesma marca. Como cliente assíduo, já espera um determinado protocolo de atendimento, a decoração no mesmo esquema de cores e, é claro, seu prato preferido com o mesmo sabor de sempre.

Se qualquer um desses detalhes for diferente do habitual, sua experiência será prejudicada. Talvez o serviço inusitado sequer seja ruim, mas a quebra de expectativa já irá atribuir uma camada de decepção à sua visita.

Quando uma franquia sai dos trilhos e proporciona uma situação negativa a um cliente, todas as outras lojas da rede podem pagar um preço alto.

O motivo pelo qual marcas clássicas se tornam grandes é a alta qualidade, lapidada com muito trabalho, estudo, erros e acertos.

Quem vai a Spedini, por exemplo, já espera os molhos artesanais preparados diariamente e receitas exclusivas, elaboradas por nutricionistas. Tudo isso chegando à mesa na temperatura ideal, com o atendimento ágil compatível com a praça de alimentação.

Se a sua unidade não conta com as características que conquistaram o coração do público em todas as outras, seu bolso pode acabar pagando a conta.

Produtos e padrão de qualidade

Concordar com a padronização enquanto franqueado significa que todos os processos da loja precisam ser alinhados com a franqueadora.

A Spedini faz tudo para que os franqueados se envolvam nos processos decisórios da marca. Para isso, oferece suporte 360° nas diversas frentes que envolvem o negócio, com treinamentos e com tomadas de decisão em conjunto. O administrador de uma unidade do grupo irá receber apoio constante para absorver toda a cultura da empresa, o que inclui receitas, técnicas de preparo e padrão de atendimento aos clientes.

Para que toda a equipe esteja capacitada a oferecer um serviço de excelência, a franqueadora também treina todos os colaboradores contratados.

Além do atendimento e do preparo das massas com aquele toque tipicamente italiano, os franqueados Spedini também precisam se adequar a outros detalhes indispensáveis.

Ao fechar o contrato, os investidores recebem um documento com a listagem completa de fornecedores que passam pelo crivo da equipe de qualidade. Pratos, talheres, copos, uniformes e até mesmo embalagens para delivery têm especificações definidas em um manual entregue ao gestor.

Esses itens são importantes para preservar detalhes como sabor, textura, temperatura e crocância dos alimentos, principalmente nos pedidos para entrega.

Os franqueados, no entanto, não precisam se preocupar. A rede de restaurantes oferece todo o suporte necessário para que essas regras de adequação sejam seguidas sem dificuldade e disponibiliza uma equipe de atendimento personalizado para ajudar com as dúvidas.

Tire suas dúvidas sobre o sistema de franquias Spedini

Visual também é padronizado

O design da loja e a disposição dos objetos também são orientados pela marca. No caso da Spedini, a empresa se responsabiliza pelo apoio em toda a montagem e instalação da franquia, justamente para poupar o franqueado dessa preocupação e facilitar o processo.

Um detalhe que passa despercebido a muitos empresários é que, no modelo de franquia, o material publicitário e as ações de marketing em redes sociais também são padronizados.

A linguagem verbal e visual utilizada nesses espaços promocionais faz parte do tom de voz da marca — que também é um elemento central para que o público reconheça e se conecte com a empresa.

Por isso, toda a logística é organizada para que as ações de divulgação tenham resultados locais e nacionais. Assim, com a padronização, todo mundo sai ganhando. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a spedini e saiba como se tornar um franqueado